Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Ingerir estas bebidas quentes "aumenta risco de cancro em 90%"

Beber mais de três chávenas de chá quente diariamente aumenta a probabilidade de aparecimento de cancro da garganta em 90%, alertam os especialistas.

Ingerir estas bebidas quentes "aumenta risco de cancro em 90%"

E as más notícias não se restringem apenas ao consumo de chá, aliás o consumo de qualquer bebida extremamente quente incluindo café ou leite têm o mesmo efeito.

Os cientistas alertam que ingerir bebidas a escaldar duplica o risco de desenvolvimento de tumores.

Os líquidos quentes danificam o tubo alimentar, podendo assim contribuir exponencialmente para o desenvolvimento de cancro, segundo um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Teerão, no Irão.

Cientistas garantem que consumir apenas três chávenas de algum tipo de líquido quente – com temperaturas superiores a 60ºC – aumenta o risco de cancro em 90%.

O líder do estudo, o professor e cientistas Farhad Islami, aconselha a que os indivíduos aguardem até a bebida arrefecer.

“Muitas pessoas gostam de beber chá ou café a ferver, todavia, e de acordo com a nossa pesquisa, consumir bebidas extremamente quentes pode aumentar o risco de ocorrência de cancro esofágico”, explica Islami.

Em Portugal são diagnosticados anualmente 600 casos de cancro da garganta, sendo que em média os homens a partir dos 55 anos são os mais afetados.

Adicionalmente, a comunidade médica alerta que os números relativamente a esse tumor estão a subir rapidamente, em cerca de 60% para os homens nos últimos 30 anos e em cerca de 10% em mulheres no mesmo período de tempo.

Os cientistas creem que o calor danifica o esófago provocando consequentemente a inflamação dos tecidos e dos órgãos e danos no ADN, causando por sua vez a produção de agentes cancerígenos.

Os sintomas de cancro na garganta incluem dificuldade em engolir, indigestão persistente, perda de apetite e dor na parte superior do estômago, no peito e nas costas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório