Todavia, será que faz realmente mal à saúde reter a vontade de urinar?
De acordo com Rachel Nussbaum, do portal The Greatist, para responder a essa questão, primeiro necessitamos de entender como a bexiga funciona. De acordo com a especialista, entre as muitas estruturas que compõem o nosso corpo, nós contamos com órgãos e músculos. Enquanto os órgãos nascem com suas funções específicas, muitos músculos precisam de ser ‘treinados’ para funcionar corretamente.
A bexiga, por sua vez, é uma espécie de híbrido, já que é um órgão e é composto por três camadas de tecidos, sendo uma delas muscular. Assim, é por essa razão que, quando nós nascemos, não sabemos como usá-la, mas aprendemos a controlá-la com o tempo. Além disso, a bexiga é muito flexível e mostra-se capaz de comportar uma grande quantidade de xixi.
Aguentar?
Conforme explicou Rachel, não existem grandes riscos associados com reter o xixi, contanto que isso não seja algo muito frequente. Por outro lado, quando se torna um hábito, o tecido elástico que compõe o órgão pode sofrer danos e ser substituído por um tecido fibroso — semelhante a uma cicatriz.
Com isso, podem surgir várias complicações — algumas graves —, como lesões nos rins, retenção urinária e uma maior propensão a sofrer infeções no trato urinário.
Portanto, quando sentir aquela vontade, não espere que a coisa aperte. Em vez de ficar a segurar o xixi… corra para a casa de banho!