Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Sim, é preciso congelar o atum antes de o consumir. A ciência explica

Foram identificados pela primeira vez peixes contaminados com bactéria que causa diarreia, vómitos e até a síndrome de Guillain-Barré.

Sim, é preciso congelar o atum antes de o consumir. A ciência explica
Notícias ao Minuto

07:10 - 14/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

A comida japonesa e sobretudo o consumo de sushi está na moda. Todavia, comer peixe cru pode provocar contaminação e problemas intestinais. 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Biológico de São Paulo (IB-APTA), no Brasil, apontou que 11,7% dos atuns frescos contêm a bactéria Campylobacter jejuni. A bactéria pode causar diarreia, vómitos e até a síndrome de Guillain-Barré, que faz com que o sistema imunitário ataque os próprios nervos e tecidos que compõem o organismo.

Para o estudo, que foi publicado no jornal científico Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, da Universidade de São Paulo (USP), foram avaliadas 85 amostras de atum fresco.

A pesquisa revelou que 13% dos peixes estavam contaminados com a bactéria Aeromonas hydrophila, que pode provocar diarreia e outros problemas, como infeção no sangue.

"Para evitar a contaminação, a população e os restaurantes devem congelar o atum, assim como é feito com o salmão. No congelamento, o desenvolvimento dessas bactérias é praticamente inviabilizado", explicou num comunicado Eliana Scarcelli Pinheiro, orientadora da pesquisa. "Não elimina 100% das chances de contaminação, mas diminui bastante o risco."

Também é aconselhado que o peixe seja comprado apenas em fontes seguras e que a manipulação do alimento seja realizada num local limpo.

"Não é possível identificar a olho nu os peixes contaminados com Campylobacter jejuni. A Aeromonas hydrophila pode causar lesões na pele do animal, mas também pode colonizar o intestino dos peixes, não sendo possível deste modo a sua deteção", informou Eliana Pinheiro. "Por isso, é muito importante que a faca e a tábua estejam bem limpas, para evitar a contaminação cruzada com outros alimentos ingeridos crus."

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório