Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

O leitor perguntou: Comer torradas engorda menos do que pão fresco?

Ao ser torrado o pão apenas perde água e consequentemente torna-se mais leve.

O leitor perguntou: Comer torradas engorda menos do que pão fresco?
Notícias ao Minuto

08:00 - 01/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Trata-se de um verdadeiro mito alimentar que importa desvendar de vez. A verdade é que de facto nenhum alimento 'engorda' e sim alguns alimentos são mais calóricos do que outros. O que faz ‘engordar' é o excesso de calorias consumidas e que não são gastas, acumulando-se no corpo.

A dita torrada apenas perde água e como tal torna-se mais leve. O facto de o pão torrado ser mais leve dá a sensação de que comemos menos, e aí é que reside o perigo! Porque não, não está a comer menos.

E o que acontece é que quem pretende emagrecer muitas vezes ingere torradas na mesma quantidade, ou ainda em quantidades muito maiores, do que consome pão.

Há duas maneiras de compararmos a quantidade de calorias dos alimentos: por 100 gramas e por unidade consumida (fatia). 100 gramas de torrada contêm mais calorias do que 100 gramas de pão fresco. Os valores? 433 calorias para a torrada e 286 calorias para o pão. Isso porque a torrada tem menos água na sua composição, sendo mais seca.

Assim, os nutrientes calóricos (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) ficam mais concentradas na torrada e, portanto, uma mesma quantidade em gramas de pão torrado vai ter mais calorias, relativamente ao pão regular. Por outro lado, se compararmos por unidade, uma fatia de torrada apresenta 40 calorias e uma unidade de pão normal, em média, 143 calorias

Qual é o problema? Apenas quatro unidades de torrada superam a quantidade de calorias de um pão. Para emagrecer, substitua um pão regular, no máximo, por duas torradas. 

Tenha ainda atenção ao que coloca no pão, falamos sobretudo de manteiga, margarina ou geleias que tão bem ‘casam’ com um pãozinho torrado – estes alimentos podem aumentar exponencialmente as calorias ingeridas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório