Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Casa arrumada com Marie Kondo: Vida organizada é sinónimo de mente limpa?

Ainda não ouviu falar de Marie Kondo? No programa que estreou na Netflix no dia 1 de janeiro, a guru japonesa ensina o método ‘mágico’ para arrumar a casa, a mente e a vida.

Casa arrumada com Marie Kondo: Vida organizada é sinónimo de mente limpa?
Notícias ao Minuto

10:00 - 26/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mente sã

No programa, Kondo ensina os indivíduos a adotarem o seu método, batizado de ‘KonMari’, que promete não apenas uma casa com menos coisas, mas também uma mente limpa e mais organizada.

"Quando coloca a casa em ordem, coloca os seus negócios e o seu passado em ordem também", explica Kondo no livro da sua autoria de 2014, ‘A Magia da Arrumação - A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida’. 

"Como resultado, pode ver claramente o que precisa e o que não precisa e o que deve e não deve fazer”, explica.

Em cada um dos oito episódios da primeira temporada da série, Kondo visita uma casa onde os seus habitantes são dominados pela desarrumação e acumulação de bens materiais.

No final de cada episódio, a casa está muito mais arrumada e a família, muito mais feliz.

O método KonMari de Marie Kondo

O método que Marie Kondo recomenda para organizar a casa segue a seguinte premissa: tem que pegar em cada objeto que possui e perguntar a si mesmo como ele o faz sentir. Se lhe der alegria, mantenha-o; se não, livre-se dele. E se tem dúvidas do que sente, coloque-o numa caixa.

Em vez de ir colocando ordem à vez em cada assoalhada da casa, Kondo prefere dividir esse processo de limpeza e organização em categorias:

1. Vestuário;

2. Livros;

3. Documentos ou papelada;

4. Komono: inclui a cozinha, casa de banho, garagem e uma secção para vários artigos;

5. Objetos com valor sentimental.

"Relacionamentos, não relíquias"

Jerrie Sharp e o seu companheiro assistiram à série ‘A Magia da Arrumação, de Kondo’, e decidiram por consequência livrarem-se de cerca de um terço dos pertences na sua casa em Londres.

Ela diz que o impacto que isso causou na sua saúde mental é visível.

"O meu parceiro é bipolar, e ele notou uma enorme diferença em ter o escritório limpo", diz a radiologista.

Sharp também conta que se tornou mais produtiva por não ter distrações. "Todos os livros nas minhas prateleiras são aqueles que adoro”.

Abigail Evans, que apenas recentemente começou a seguir o método KonMari, também diz que os efeitos positivos foram instantâneos.

"Não posso descansar até saber que o meu quarto está arrumado", diz. Isso significa que seguir o conselho de Kondo e fazer um pouco de arrumação de cada vez realmente funciona.

"Eu sempre fui o tipo de pessoa que adora colocar as coisas em ordem, e ela faz isso parecer fácil."

Para Joseph Ferrari, professor de psicologia na universidade Saint Vincent De Paul, em Chicago, nos Estados Unidos, esse tipo de resposta faz sentido. Na verdade, ele argumenta que talvez devessemos ir além do que Marie Kondo recomenda ao limpar a casa.

Um estudo em conjunto realizado por Ferrari em 2016, denominado ‘O Lado Escuro do Lar’, descobriu que quanto mais desordem há no lar, menor é a satisfação dos indivíduos que lá habitam com a vida e a sua produtividade decai.

"A desordem não é algo bom", diz.

"Vivemos numa sociedade onde os desejos se tornam imediatamente necessidades", fala. "É necessário que nos libertemos das coisas. Eu digo às pessoa: não colecionem relíquias, colecionem relacionamentos”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório