Meteorologia

  • 20 MARçO 2019
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 12º

Edição

O novo chef da Fortaleza do Guincho, Gil Fernandes, já tem pratos novos

Foi em Novembro de 2018 que Gil Fernandes assumiu a chefia da cozinha do Hotel Fortaleza do Guincho — Relais & Chateaux.

O novo chef da Fortaleza do Guincho, Gil Fernandes, já tem pratos novos
Notícias ao Minuto

14:45 - 18/02/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Restaurante

A Moreia, as novas manteigas inspiradas nos seixos da praia do Abano e a Lampreia  Os pratos novos são alguns, e já estão incluídos no menu. Há um snack de Frango no churrasco versão Estrela Michelin, com rolo de pele de frango com frango grelhado, puré de tomate e batata frita, e o Conta-gotas, uma mini couve recheada com tártaro de camarão, um prato que se não é um jardim, é pelo menos um canteiro, que chega à mesa com sistema de rega de onde sai o sumo de couve fermentada.

Nos amuse bouche chega a Salada de polvo, com puré de batata doce, molho de batata doce fermentado, e molho de polvo e chouriço, e a também pouco-vista-no-fine-dining Moreia frita, com um crocante feito com a pele do peixe, moreia curada, torresmo da moreia, maionese de funcho do mar e lima caviar. Pela sua untuosidade, a moreia acompanha o momento do pão (de centeio e trigo, feito na casa) e das manteigas, em que também houve alterações: agora chegam-nos em forma de seixos, como os da praia do Abano que inspiraram o chef, servidas sobre um seixo cortado ao meio: o seixo branco é manteiga de emulsão de azeite, o castanho manteiga de ovelha de Seia e o negro, de algas. 

Notícias ao Minuto© Fortaleza do Guincho

Nos pratos principais, há Camarão vermelho da nossa costa, com rabanetes e tangerina, sumo de tangerina e molho de gamba fermentado, e Linguado selvagem a baixa temperatura, berbigão à Bulhão Pato e açorda de milho sob a já conhecida concha de massa crocante do restaurante. A Lampreia chega sobre uma tosta, com presunto, coberta pela pele do peixe cozida, e com um molho feito a partir das espinhas e do sangue do animal, a fazer lembrar a lampreia à bordaleza. O Robalo de anzol acompanha com couve branca, crocantes feitos da pele do porco (comer couratos, na Fortaleza do Guincho, quem alguma vez ousou imaginar?) e depois chega o resto do prato, uma Sopa de cozido irresistível. 

Notícias ao Minuto© Fortaleza do Guincho

Nas sobremesas, Filipe Manhita apresenta Citrinos e Avelã, servido em dois pratos, porque o deleite é muito e inclui laranja sanguínea confitada e yuzo, a elevar o final de experiência para um nível que não defrauda a criatividade e o deleite sentido até então.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório