Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Estes são os seis erros mais comuns na prática de musculação

Uma das queixas mais comuns entre os praticantes de musculação é a demora para os resultados começarem a aparecer, nomeadamente a definição e crescimento muscular

Estes são os seis erros mais comuns na prática de musculação
Notícias ao Minuto

14:30 - 12/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bom treino

A verdade é que o corpo necessita de tempo para responder ao treino, mas se após semanas ainda não sente quaisquer efeitos dos exercícios, o problema pode estar na forma como está a executar a atividade.

As pessoas que já se exercitam e, principalmente, os que se iniciam na prática, costumam cometer erros que interferem no ganho de massa muscular e no emagrecimento.

A seguir, conheça os seis erros mais comuns cometidos durante a realização de treino de força.

1. Deixar as costas curvadas

Esteja atento à postura durante a prática dos exercícios. "O ideal é manter a coluna ereta durante a execução dos movimentos para não causar lesões e sobrecarregar as articulações", explica a personal trainer Paula Loiola em declarações à publicação Minha Vida. Adicionalmente, muitos problemas de dores nas costas advêm da má postura.

2. Apertar demais a barra do aparelho

Se aperta as mãos com demasiada força à volta da barra poderá estar a sobrecarregar as articulações.

Segundo o personal trainer Edson Ramalho, essa atitude só cansa as mãos, causando dores e fadiga nos antebraços. "O ideal é envolver a mão por completo na barra (os cinco dedos encaixados), e segurar sem forçar, apenas repousando os dedos", explica o especialista à mesma publicação.

3. Fazer as séries à pressa

"A velocidade moderada nas séries contribui para um trabalho mais eficiente, enquanto que a rapidez descontrolada pode provocar fadiga muscular e impedi-lo até de terminar o treino", alerta Loiola.

Para o trabalho de hipertrofia, por exemplo, só alcançará resultados se fizer os exercícios a uma velocidade mais baixa. Mais ainda, apressar as repetições faz com que não respire corretamente, interferindo por sua vez na circulação sanguínea.

4. Usar a máquina de abdominais sem nunca ter fortalecido o abdómen

Esses aparelhos tendem a sobrecarregar a coluna lombar e, a longo prazo, tal causa problemas de postura ou lesões. "Comece por consumir uma dieta equilibrada e por realizar uma série de abdominais no chão para tonificar a barriga", diz Ramalho.

5. Não ajustar os aparelhos de acordo com o seu biótipo

Lembre-se de adequar os aparelhos de acordo com seu peso e altura. Se estiverem mal ajustados, além comprometer a biodinâmica do exercício, podem prejudicar a coluna lombar, forçar o músculo excessivamente e favorecer lesões.

6. Fazer a mesma série de exercícios sempre

A personal trainer Paula Loiola explica que o corpo necessita de estímulos diferentes para continuar a alcançar resultados eficazes, por isso, é importante modificar as cargas, as séries e o treino para atingir os objetivos.

Fuja da monotonia e peça se necessário um novo plano de treino ao seu PT.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório