Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

'A Solução para o Alzheimer', um guia revolucionário para prevenir doença

Na próxima década, 10% da população com mais de 65 anos irá desenvolver algum tipo de demência. 90% dos casos de Alzheimer podem ser prevenidos através de mudanças no estilo de vida.

'A Solução para o Alzheimer', um guia revolucionário para prevenir doença
Notícias ao Minuto

21:00 - 11/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Demência

De uma dupla de neurologistas que há muito investiga a doença de Alzheimer, este é um livro revolucionário que demonstra que o cérebro é um universo vivo, diretamente influenciado pelo modo como nos comportamos em cinco áreas essenciais: alimentação, exercício físico, stress, sono e trabalho. O Plano NEURO atua nestas áreas para prevenir e reverter os sintomas.

Apoiado no estudo clínico mais vasto sobre a doença de Alzheimer, e escrito por dois dos maiores especialistas na matéria, 'A Solução para o Alzheimer' fornece as ferramentas práticas para prevenir e reverter os sintomas do declínio cognitivo. Os autores constataram que esta doença não é uma inevitabilidade genética e o seu diagnóstico não deve representar uma fatalidade.

Noventa por cento das pessoas podem evitá-la, e as restantes, as que têm maior predisposição genética, podem adiá-la por longos anos.

Alguns dados sobre o Alzheimer, em Portugal e no mundo:

  • A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência;
  • A OMS estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões;
  • Os custos de saúde e sociais da demência nos países da OCDE estão estimados em 847 mil milhões de euros por ano;
  • Em Portugal, os dados apontam para cerca de 182 mil pessoas com demência;
  • Portugal é o 4º país com mais casos por cada mil habitantes. A média da OCDE é de 14.8 casos por cada mil habitantes, sendo que para Portugal a estimativa é de 19.9. Pior, só o Japão, a Itália e a Alemanha.
  • Portugal figura entre os países com menos especialistas para acompanhar doentes com demência. Segundo o relatório da OCDE (2017), Portugal tem 12 psiquiatras e cinco neurologistas por cada 100 mil habitantes, um rácio muito inferior ao da Suíça, que surge no primeiro lugar com um rácio de 50 psiquiatras e sete neurologistas por cada 100 mil habitantes.

Sobre os autores

Dean Sherzai e Ayesha Sherzai são um casal de prestigiados neurologistas que dirigem o programa de prevenção da doença de Alzheimer na Universidade de Loma Linda, na Califórnia. Ao longo das suas carreiras médicas, trabalharam com as melhores equipas de investigação e estudaram os efeitos benéficos da introdução de hábitos saudáveis nas vidas dos seus pacientes. Conheceram-se numa missão de voluntariado no Afeganistão, onde desde logo partilharam a filosofia que desenvolvem neste livro: apresentar os dados científicos mais recentes sobre este tema, de uma forma acessível, encorajando a implementação de hábitos saudáveis em famílias e comunidades por todo o mundo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório