Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ginásio para quê? Tomar um banho quente de imersão também queima calorias

Tomar um banho quente de imersão equivale a um gasto calórico de 140 calorias, ou seja, o mesmo que fazer meia hora de caminhada.

Ginásio para quê? Tomar um banho quente de imersão também queima calorias
Notícias ao Minuto

11:30 - 08/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixe arder

Boas notícias! Não lhe apetece praticar exercício físico? Então a solução é simples: fique em casa e opte por relaxar na banheira, enquanto queima calorias.

Quem o diz? A ciência.

De acordo com uma nova pesquisa realizada pelas Universidades de Nottingham Trent e Loughborough, no Reino Unido, publicada no periódico científico de Fisiologia Aplicada, é possível queimar até 140 calorias no conforto do seu lar. Segundo os investigadores, para isso acontecer, basta permanecer por uma hora imerso numa banheira com água a 39ºC. Os resultados foram obtidos a partir de testes com dez homens acima do peso.

“Quando toma um banho quente, o corpo tem que evitar o superaquecimento”, explicou ao site de notícias ShorList o investigador Steve Faulkner, da Universidade Nottingham Trent. “Os vasos sanguíneos dilatam-se para tentar transferir parte do calor do sangue para a atmosfera circundante. Essa mudança, então, tem impacto na pressão sanguínea. Consequentemente, para manter a pressão estável, a frequência cardíaca também aumenta”, diz. Noutras palavras: quando os batimentos aceleram, o gasto calórico aumenta.

O estudo apurou ainda que o banho quente de imersão acarreta outros benefícios para a saúde: ajuda a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e melhora igualmente a qualidade do sono. 

Ainda assim, não tem permissão para desistir já dos treinos… os cientistas alertam que que a água quente não funciona como um atalho para a manutenção da boa forma física.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório