Meteorologia

  • 15 OUTUBRO 2019
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 20º

Edição

Ver maratonas de séries na Netflix aumenta risco de cancro do intestino

Permanecer uma hora por dia ‘colado’ ao ecrã a ver séries como ‘Stranger Things’ aumenta o risco de aparecimento de cancro em 12%, comparativamente a quem não está tanto tempo em frente ao ecrã, garantem especialistas.

Ver maratonas de séries na Netflix aumenta risco de cancro do intestino

Ver maratonas de séries como tantas vezes acontece entre os adeptos da Netflix aumenta o risco de desenvolvimento de cancro mesmo entre indivíduos com um peso saudável e fisicamente ativos, sugere um novo estudo.

Passar apenas uma ou duas horas à noite sentado em frente à televisão torna a incidência de cancro do intestino mais significativa entre a população mais jovem.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, analisou os hábitos de visualização e a saúde de 89,278 mulheres de idades compreendidas entre os 25 e os 42 anos, durante duas décadas.

Entre as quais 118 desenvolveram cancro do cólon ou cancro coloretal antes dos 50 anos de idade, altura em que tipicamente o tumor é mais agressivo.

Os investigadores concluíram que aquelas que viam uma hora de televisão por dia apresentavam um risco 12% maior de desenvolverem a doença, comparativamente às que viam menos.

E os cientistas constataram que passar duas ou mais horas em frente ao ecrã aumentava o risco para uns perigosos e alarmantes 70%.

Até as mulheres com um IMC baixo e que praticavam exercício físico regularmente apresentavam um risco significativo se passassem uma ou duas horas a assistir algum tipo de programa.

Os investigadores afirmam que as pessoas que veem televisão à noite têm provavelmente estilos de vida menos saudáveis e têm uma maior tendência para petiscarem alimentos calóricos e de reduzido valor nutricional.

Yin Cao, professora e líder do estudo, disse: “Ver televisão, Netflix ou séries em excesso pode levar a que os indivíduos gastem menos energia, consumam mais calorias, e sigam regimes alimentares menos saudáveis – fatores estes que propiciam o aparecimento de cancro no intestino”.

Estudos anteriores já haviam apurado que estilos de vida sedentários – que envolvem estar sentado diariamente por muitas horas – aumentam o risco de doenças como a obesidade, diabetes e cardíacas.

A nova pesquisa foi publicada no periódico científico JNCI Cancer Spectrum.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório