Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Analgésico natural. Esta atividade reduz a dor crónica

A dor crónica pode por vezes ser insuportável e atrapalhar severamente a rotina das pessoas, prejudicando inclusive a saúde mental.

Analgésico natural. Esta atividade reduz a dor crónica
Notícias ao Minuto

16:00 - 04/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Descoberta

Todavia, uma equipa de cientistas do Canadá revelou que o mindfulness pode ser de facto uma promissora alternativa para combater o problema. Segundo o estudo publicado no periódico científico BMJ, e divulgado pela publicação Viva Bem, a prática de atenção plena é capaz de diminuir a intensidade da dor e o sofrimento psicológico causado pela mesma.

De modo a chegar a essa conclusão, a pesquisa comparou o ‘poder’ do mindfulness praticado com o intuito de aliviar a dor crónica com o da terapia cognitivo-comportamental, método comummente recomendado pelos médicos para combater o problema, mas que não é eficaz em todos os doentes.

Os investigadores analisaram 21 ensaios clínicos que reuniram um total de dois mil participantes entre 35 e 65 anos, que usaram uma das técnicas para tratar problemas crónicos como fibriomialgia, dor lombar, artrite reumatóide e osteoartrite.

Os dados apurados revelaram que tanto o mindfulness quanto a terapia cognitivo comportamental melhoraram consideravelmente o funcionamento físico dos participantes e reduziram a dor e a depressão relacionada à dor. 

"O mindfulness pode ser uma solução adicional aos pacientes com dor crónica, uma vez que se mostra promissor em diminuir a intensidade da dor e o sofrimento psicológico" disse Eve-Ling Khoo, principal autora do estudo.

Descubra mais sobre a prática calmante em 'Uma dúzia de razões para aplicar o mindfulness e ter uma vida saudável'.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório