Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Oito sinais que indicam que pode ter parasitas dentro do corpo

De acordo com os Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, os parasitas são organismos que vivem através de hospedeiros humanos, alimentando-se às suas custas.

Oito sinais que indicam que pode ter parasitas dentro do corpo
Notícias ao Minuto

20:00 - 31/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vermes

Segundo a reportagem do Jornal Ciência existem três classes de parasitas: os protozoários, que são organismos unicelulares e que normalmente vivem nos intestinos, sangue ou tecido; os helmintos, que compõe vermes como ténias e lombrigas, por exemplo; e ectoparasitas, que correspondem ao grupo dos carrapatos, pulgas, piolhos e ácaros, que normalmente vivem sobre a pele dos seus hospedeiros – além de outros aracnídeos – por exemplo o causador da sarna.

Preocupantemente, os parasitas podem provocar doenças e até mesmo causar a morte se não forem devidamente tratados.

Todavia, as infeções provocadas por estes seres são normalmente curadas através da toma de medicação.

Descubra na lista que se segue vários sinais silenciosos que o corpo dá ou comportamentos de risco que aumentam a probabilidade de existência de parasitas no organismo. Esteja atento:

1 – Ingeriu ou nadou em águas contaminadas

A ingestão de água contaminada é uma das causas mais comuns de doenças parasitárias, de acordo com a médica Daliah Wachs, em declarações à BBC.

2 – Comeu alguma carne ‘diferente’

Se gosta de consumir carnes raras, então corre sérios riscos de contrair uma infeção parasitária. Carnes bovinas ou suínas consumidas cruas ou mal passadas e até mesmo o peixe cru, podem provocar contaminação por ténias e lombrigas, dois tipos de parasitas que causam bloqueio intestinal e são mais comuns do que parece.

3 – Está perder peso rapidamente

São muitas as doenças que causam a perda rápida de peso, incluindo infeções parasitárias. A presença de ténias ou lombrigas podem provocar esse sintoma, uma vez que o organismo divide a comida com os parasitas. Esse emagrecimento, muitas vezes, vem acompanhado de perda de apetite e dores de estômago.

4 – Tem o sistema imunitário comprometido  

Um sistema imunitário comprometido pode inibir a capacidade do corpo de combater um parasita. Pessoas com diabetes ou VIH, bem como as que foram submetidas a transplantes e tomam medicamentos imunossupressores, são as que correm mais risco.

5 – Tem outros sintomas semelhantes ao da Síndrome do Intestino Irritável  

Alguns dos sintomas mais comuns associados a doenças parasitárias praticamente imitam a Síndrome do Intestino Irritável. São eles: dores abdominais, inchaço, diarreia, comichão anal, anemia e obstrução intestinal.

6 – Dificuldades em respirar

Os parasitas não atacam exclusivamente o intestino. Eles podem prosperar noutros lugares do corpo, como nos pulmões, por exemplo. Quando isso acontece, a pessoa desenvolve sintomas respiratórios, incluindo tosse e falta de ar.

7 – Corrimento vaginal

Para as mulheres, esse sintoma pode acontecer devido a presença de um protozoário chamado Trichomonas vaginalis, que corresponde a uma DST muito comum. Neste caso, o corrimento é de espessura fina ou grossa, branco, amarelado ou levemente verde e terá um odor semelhante ao do peixe. Outros sintomas incluirão comichão, vermelhidão, dor nos genitais, desconforto ao urinar e durante o ato sexual.

8 – Pode não detetar sintomas

De facto algumas pessoas não notam quaisquer sintomas durante uma infeção parasitária, mesmo quando esta já se encontra num estado avançado. Neste caso, à menor suspeita deve procurar um médico para que este realize exames de sangue, fezes, raios-X ou uma colonoscopia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório