Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Cinco sintomas de depressão nos adolescentes

Estima-se que cerca de 50% dos casos de depressão surjam antes dos 18 anos, porém e preocupantemente na maioria das vezes são apenas diagnosticados numa idade mais avançada.

Cinco sintomas de depressão nos adolescentes

A depressão é um transtorno psiquiátrico que pode ser desencadeado por diversos fatores, como carga genética e ambiental. Contudo, os especialistas ainda não chegaram a um consenso sobre qual dos dois é realmente predominante.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 30% da população mundial irá sofrer de depressão ao longo da vida.

Apesar da patologia ser comummente identificada durante a vida adulta, pesquisas indicam que cerca de 50% dos pacientes nessa faixa etária apontaram a aparição dos primeiros sintomas antes dos 18 anos.

Numa entrevista para a BBC a psiquiatra Lee Fu explicou que os jovens são um público especialmente vulnerável, porque ainda estão a descobrir “alternativas para lidar com a vida e, obviamente, têm mais frustrações”.

Como tal, a médica afirma que o ambiente escolar é extremamente importante na vida do adolescente e o que acontece nesse âmbito não deve ser de todo ignorado ou subestimado.

Para ajudar a identificar sinais da doença mental nos mais jovens, a BBC preparou uma lista com os principais sinais que familiares, professores e amigos devem ter em atenção:

1. Mudança comportamental

Segundo os especialistas, sentimentos de melancolia, tristeza e introversão não são os únicos sinais de um quadro depressivo: mau humor em excesso, irritação, mudanças no peso (geralmente provocadas pelo aumento do apetite) e variações no padrão de sono – (como demorar mais para conseguir dormir e ter mais pesadelos) também podem indicar o aparecimento da doença. Outros sintomas que normalmente surgem são desânimo, choro excessivo, queixas sobre ‘não saber o que fazer’ e perda da capacidade de sentir prazer em atividades que antes eram consideradas divertidas.

2. Prazer virtual

Conforme o adolescente vai perdendo a capacidade de se divertir com amigos, passeios ou a prática de desporto, por exemplo, ele passa a procurar por refúgio na no mundo virtual e na Internet, onde tudo parece ser mais perfeito, ‘fácil’ e feliz do que na vida real.

“Quando o jovem fica hiperconectado com o mundo virtual, e desconectado do mundo real, acaba por ficar sem experiência de vida, fica menos comprometido, um jovem frágil emocionalmente”, alertou a psicóloga Érica da Costa Garcia à BBC.

3. Sem planos

A fase da adolescência é uma época de descobertas e de tomada de decisões importantes, como escolher que profissão seguir ou para a universidade para prosseguir os estudos. É normal se sentir inseguro para tomar essas decisões que podem definir o futuro. Todavia, se a insegurança se transformar num completo descomprometimento com o futuro, trata-se então de um sinal de alarme para a depressão.

4. Rendimento escolar baixo

Segundo Lee Fu, um dos sintomas da depressão é a alteração da forma e da velocidade de raciocínio, o que se reflete no rendimento escolar, afetando as notas académicas e assiduidade.

“A criança até pode dizer que está atenta nas aulas, mas ainda assim não se consegue lembrar de tudo o que estudou. Podem ser alunos que antes tinham notas boas, mas agora a cabeça não ‘funciona’. Esse tipo de situação faz parte dos sintomas depressivos”, afirmou a especialista.

5. Pensar sobre a morte/ideação suicida

Dados da OMS revelam que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, perdendo apenas para causas externas como acidentes climáticos e homicídios. Apesar de, em casos graves, a depressão ser capaz de levar ao suicídio, nem todos os casos estão relacionados à doença. Para Arthur Danila, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, a depressão não tratada aumenta o risco de pensamentos suicidas. “A falta de esperança que é muito encontrada em pessoas deprimidas é um dos fatores psicológicos mais correlacionados com a ideação suicida”, disse à BBC.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório