Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, beber água morna com limão realmente emagrece?

São muitas as dietas que incentivam o consumo de água morna ou gelada com limão para ajudar no processo de emagrecimento e a promover um efeito detox do organismo. Mas será que a mítica bebida tem realmente um efeito positivo?

Afinal, beber água morna com limão realmente emagrece?
Notícias ao Minuto

10:00 - 28/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Enquanto que alguns regimes alimentares de restrição calórica aconselham que a mistura seja bebida de manhã e em jejum, outras sugerem que seja ingerida à noite.

A promessa é auxiliar a digestão, promovendo uma desintoxicação do fígado e, consequentemente, o emagrecimento. Mas, será que isso é realmente verdade?

Segundo uma reportagem da publicação Jornal Ciência, os benefícios do limão já foram discutidos e confirmados através da realização de vários estudos.

Um em particular, publicado no periódico Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, descobriu que os polifenois presentes na casca do limão impediram os ratos de acumular gordura excessiva corporal por um período de 12 semanas.

Para efeitos daquela pesquisa, foram considerados dois grupos de ratos, que iniciaram uma dieta igualmente rica em gorduras. Enquanto o primeiro foi exposto por um período de 12 semanas aos polifenois presentes na casca do limão, o outro manteve a dieta sem o limão.

A experiência revelou que o grupo que não consumiu o extrato de limão aumentou o peso e acumulou gordura, bem como desenvolveu hiperlipidemia (altos níveis de gordura no sangue) e hiperglicemia (taxa alta de glucose). Por outro lado, o outro grupo teve taxas significativamente mais baixas dos mesmos índices graças aos polifenois do limão.

Tal comprova que o consumo de limão pode ser um aliado no controlo de peso, desde que acompanhado de uma dieta saudável.

De manhã ou antes de dormir?

De acordo com a nutricionista portuguesa Lilian Barros, do Hospital Lusíadas Albufeira, tomar um copo de água com limão antes de dormir ajuda a equilibrar o pH do organismo, auxilia a digestão e promove o bom funcionamento gastrointestinal – ao contrário do que muitos especialistas dizem, afirmando que o limão deixaria o estômago ainda mais ácido. Neste caso, a profissional recomenda que a água seja consumida morna.

Já a nutricionista Erin Palinski, autora do livro Belly Fat Diet for Dummies, defende que o limão deve ser consumido com água gelada de manhã ou antes das refeições. Segundo a médica, é importante que a água esteja gelada para ajudar a acelerar o metabolismo, uma vez que este necessita de a aquecer para que iguale a temperatura do corpo. O ideal é tomar a mistura cerca de 10 minutos antes das refeições.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório