Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Esta substância presente nos alimentos aumenta estado de ansiedade

Estudo realizado nos Estados Unidos analisou o comportamento de roedores sujeitos a aditivos alimentares. Segundo os cientistas, as descobertas também se aplicam aos seres humanos.

Esta substância presente nos alimentos aumenta estado de ansiedade

Os aditivos alimentares são substâncias utilizadas para manter o sabor, reforçar o aroma e prolongar o tempo de conservação dos alimentos industrializados e ao que parece estão relacionados com mudanças comportamentais em animais, provocando um aumento generalizado da ansiedade.

Essa foi a conclusão de um grupo de investigadores da Georgia State University, divulgada pela revista Galileu, que realizou um estudo com ratos de laboratório.

No artigo publicado no periódico científico Scientific Reports, os investigadores afirmaram que ao colocar os camundongos em contacto com emulsificantes sintéticos (utilizados em alimentos como biscoitos, bolos e margarinas para melhorar a sua textura e prolongar a conservação), foi possível observar mudanças nos comportamentos e aumento da ansiedade nos bichos.

Para efeitos daquela pesquisa, os académicos acrescentaram aditivos alimentares à água de camundongos machos e fêmeas. Após 12 semanas, foi possível observar o efeito das substâncias na alteração do comportamento dos animais: os machos apresentaram sintomas semelhantes à ansiedade humana enquanto as fêmeas reduziram as suas interações sociais.

De acordo com os autores da experiência, é possível estabelecer uma relação entre o funcionamento do organismo dos camundongos com o dos humanos. Resta agora realizar estudos mais aprofundados para entender como o comportamento das pessoas é afetado pelo consumo dos aditivos alimentares, além de estudar a relação entre o ‘eixo cérebro-intestino’. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório