Apesar de estarmos cada vez mais conectados e tecnológicos, estamos como sociedade cada vez mais individualistas, e isolados nos nossos cubículos. O fenómeno social da Internet nem sempre se traduz em relações sociais afetivas no mundo real, além de trazer frustração às expectativas de alguns, que se deparam com vidas aparentemente perfeitas em redes sociais como o Instagram, onde parece que todos viajam para destinos de sonho, estão na melhor forma física possível e vivem vidas dignas de celebridades.
Para o filósofo Fabiano de Abreu, tudo isso pode levar a que o 'comum' cidadão experiencie episódios de depressão, e até mesmo considerar em acabar com a própria vida: "basicamente o suicídio está ligado à depressão. E a depressão tem estágios diferentes de gravidade. Não sou médico, mas como pensador sinto-me à vontade para opinar e preparado para ouvir opiniões sobre o tema, principalmente de profissionais”.
Fabiano de Abreu sublinha dez pontos que podem ser relevantes para evitar a depressão, a solidão e a sensação de opressão, que em geral levam as pessoas a ter pensamentos de alienamento e consequentemente desejarem isolar-se do mundo, ou até nos casos mais extremos cometer suicídio:
1 – Frequentar lugares públicos
Isolar-se e permanecer só não é uma escolha inteligente quando enfrentamos algum tipo de problema. Ambientes públicos aumentam as chances de conhecer pessoas, de criar relacionamentos, e de partilhar experiências. Mas é preciso estar aberto a isso. Ser negativo só atrai coisas negativas e afasta pessoas positivas, que até se poderiam agregar às nossas vidas.
2 – Desligue-se das redes sociais por um instante
Apesar das redes sociais atrairem milhares de pessoas, e de proporcionarem amigos virtuais, as mesmas podem trazer solidão e depressão. A ideia de ter amigos nas redes sociais não passa de uma ideia falsa da realidade. Estes portais digitais aumentam a sensação de solidão pois invertem a realidade. No Instagram todos parecem ter uma vida perfeita, beleza, fama e dinheiro, e isso só pode trazer frustração para a vida real.
3 – Seja positivo
Afaste os pensamentos negativos, seja positivo. Procure ver o lado bom mesmo das coisas que não sucedem conforme planeou. Ver a vida e as pessoas de forma positiva afasta o sentimento de solidão e de depressão, e ao invés de afastar pessoas, atrai-as.
4 – Tenha planos futuros
Planos e acções ocupam a mente para que não pense na solidão. Mas não faça disso a sua única opção, ou quando perceber, o tempo já terá passado. Lembre-se que tudo na vida tem que ser experienciado com moderação.
5 – Animais de estimação
Esta pode ser uma das melhores maneiras de combater a solidão. Animais de estimação, principalmente os que interagem, são uma ótima companhia, para combater a solidão e nos manter conectados.
6 – Não confunda um sentimento momentâneo com a realidade
A solidão é momentânea. Não faça disso uma realidade permanente ou então afundar-se-à na solidão por mais tempo.
7 – Não fique sozinho
A vontade de se isolar, como consequência da depressão é comum, mas pode ser perigosa. Nesses momentos, o melhor é recorrer a um familiar ou a um amigo com quem haja diálogo e confiança para conversar.
8 – Seja ouvinte
Mostre-se participativo. Ouça mais e fale menos e conquistará quem o rodeia. Cautela com o egocentrismo, essa forma de estar só afasta as pessoas.
9 – Elogie, não critique
Não menospreze nem julgue as pessoas. Para opinarmos, temos que buscar o conhecimento pleno sobre o assunto ou caímos em descrédito e sofremos rejeição. Todos gostam de elogios, mas se tiver que criticar, saiba fazer isso de forma suave e racional. Ninguém gosta de receber críticas.
10 – Procure um psicólogo
Caso a solidão esteja a provocar episódios de depressão severa, não hesite e procure de imediato ajuda profissional. Um psicólogo poderá ajudar nesse momento mais difícil e dar-lhe ferramentas para lidar com esta doença.