Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Coragem! Entenda por que deveria tomar um banho frio diariamente

Tomar um duche frio faz emagrecer, melhora a saúde mental, e previne doenças. Quem o diz é a ciência.

Coragem! Entenda por que deveria tomar um banho frio diariamente
Notícias ao Minuto

15:52 - 14/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sem medos...

Sim, não há duvidas que tomar um banho quente pode ser extremamente relaxante. Mas será que é o mais indicado para a saúde? Alguns médicos e cientistas acreditam que deveria abrir mão do conforto e tomar um banho frio todos os dias... Por mais aterrorizante que isso possa parecer de início.

Vários estudos, divulgados pelo site Trusted Body, revelam alguns dos benefícios de optar por um duche frio na saúde do ser humano. De modo a conseguir adaptar-se às baixas temperaturas, o corpo acaba por se fortalecer contra muitos males.

Eis em baixo quatro motivos para aceitar este desafio bem fresquinho… coragem!

Fortalece o coração

Quando a água fria inicialmente impacta no corpo, a sensação para quem não está acostumado é que o coração vai parar de bater. Mas o efeito no corpo é justamente o contrário: a água fria melhora a circulação sanguínea, produzindo mais oxigénio, hormonas e nutrientes no organismo.

Aumenta a produção da ‘hormona da atenção’

Quem opta por tomar um banho frio acaba por se sentir desperto e em estado de alerta por mais horas. Tal acontece devido à produção da hormona Noradrenalina, que aumenta na exposição ao frio. Esta é capaz de diminuir a incidência de dores no corpo, além de melhorar o humor e a concentração durante todo o dia.

Melhora a imunidade

A Noradrenalina aumenta ainda o nível de glóbulos brancos, os grandes agentes ‘defensores’ do corpo. Com o banho frio, estes ficam aptos para combaterem doenças e infeções, limpando as células danificadas e fortalecendo as remanescentes.

Ajuda a emagrecer

A termogénese é um processo metabólico que faz com que o corpo queime calorias para produzir calor. Por sua causa, os banhos frios podem ser extremamente importantes para quem está de dieta. A prática é, inclusive, recomendável para quem deseja diminuir os índices de açúcar no sangue e de ‘gorduras más’, responsáveis pela obesidade, do corpo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório