Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Entenda como uma ida regular à sauna pode evitar risco de doenças fatais

Frequentar regularmente saunas “reduz o risco de morte consequente de ataque cardíaco ou enfarte”.

Entenda como uma ida regular à sauna pode evitar risco de doenças fatais
Notícias ao Minuto

10:00 - 30/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Hábitos

Uma equipa de cientistas finlandeses apurarou que o calor sentido nesses espaços resulta no aumento do batimento cardíaco, de modo semelhante à prática de exercício físico, abrindo os vasos sanguíneos, o que por sua vez provoca a diminuição da pressão arterial.

Os investigadores analisaram os hábitos de ida à sauna de 1,688 indivíduos com mais de 50 anos e monitorizaram a sua saúde durante uma média de 15 anos.

E concluíram que quanto mais tempo passavam em saunas, menor era a probabilidade de falecerem devido a doenças cardiovasculares ou que afetassem os vasos sanguíneos.

Segundo a equipa de cientistas da Universidade de Eastern Finland (na Finlândia) os indivíduos com pouca forma física também beneficiaram da experiência.

O professor Jari Laukkanen explicou: “Frequentar a sauna regularmente poderá estar relacionado com um menor risco de aparecimento de doenças coronárias e de morte prematura”.

Quem se expõe aqueles vapores até duas ou três vezes por semana reduz o risco de ataque cardíaco e de enfarte em 25%. Entre quatro a sete sessões diminui o risco para 77%.

A temperatura recomendada da sauna deve encontrar-se entre os 80 e os 100 graus centígrados, durando cada sessão entre cinco a 20 minutos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório