Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dor de cabeça depois de comer não é coincidência. Entenda a relação

Damos-lhe seis possíveis motivos que o vão ajudar a contornar o problema.

Dor de cabeça depois de comer não é coincidência. Entenda a relação
Notícias ao Minuto

11:45 - 27/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sintomas

Se sofre com dores de estômago, saberá à partida que se deve a algo que comeu, mas se o resultado após um bom almoço são dores de cabeça, a relação já não é tão óbvia, contudo, pode ser um problema que se deva, também, ao que come.

Apontada a relação, mais facilmente entenderá o que lhe faz doer a cabeça e, assim, evitá-lo. Eis seis possíveis causas a ter em atenção.

Comeu demasiado açúcar: O consumo exagerado de açúcar, principalmente se se falar de açúcar branco ou refinado, leva à sensação de inchaço e dor de cabeça, sintomas que se devem ao imediato pico de glicemia que é seguido de uma brusca queda do mesmo, o que resulta em hipoglicemia reativa, uma indisposição que passa a mensagem de que aquela não é, de todo, a quantidade de corpo que o seu corpo suporta

Come demasiado sal: Se o açúcar é mau, o sal não é melhor. A dor de cabeça pode muito bem advir de alimentos muito salgados que surgem por vezes camuflados sob a forma de alimentos processados seja uma lasanha pré-feita, polpa de tomate ou queijo. A dose diária de sal (iodo) recomendada é inferior à que a maioria da população consume. Ultrapassar tal dose reflete-se em 33% maior probabilidade de sofrer com dores de cabeça, seja pela desidratação a que tal leva ou pelo aumento do volume das veias que permite a passagem de uma maior passagem de sangue.

Comeu algo que propicia as dores de cabeça: Sim, há alimentos quase diretamente relacionados com este sintoma devido à presença de tiramina, amino-ácido presente no queijo, vinho e algum tipo de charcutaria e que em certos organismos leva a este sintoma

Sofre de distúrbio da dor microfascial: Este é um problema relacionado com o maxilar que, quando magoado, desenvolve dores nos músculos do rosto e consequentemente dor de cabeça. O lado bom é que este distúrbio é temporário e à partida ficará resolvido com gelo e um anti-inflamatório.

É intolerante a algum alimento: Estudos confirmam que um dos sintomas de que sofrem os celíacos são as dores de cabeça. Outros intolerantes ao glúten, bem como à lactose, podem sofrer com o mesmo problemas

Está com o cérebro congelado: Provavelmente já sentiu este efeito ao comer algo demasiado frio. Felizmente, o ‘problema’ é algo que se resolve por si só em um ou dois minutos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório