Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

É fã de cerveja artesanal? Não vai querer perder este festival

A primeira edição do C'azedu - Portuguese Sour & Grape Beer Festival tem lugar marcado em Oliveira de Azeméis já no dia 24 de novembro.

É fã de cerveja artesanal? Não vai querer perder este festival
Notícias ao Minuto

11:00 - 18/11/18 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle C'azedu

É fã de cerveja artesanal? Então esta notícia é para si. Marque na sua agenda o dia 24 de novembro. Em Oliveira de Azeméis, entre as 15h e as 2h, o Vadia Brewpub em Ossela abrirá as portas à primeira edição do C'azedu - Portuguese Sour & Grape Beer Festival.

A marcar presença no evento estarão alguns dos principais produtores de cerveja artesanal portugueses da atualidade. O objetivo? É bem simples: “Dar a provar e conhecer alguns dos estilos que estão a revolucionar o mercado da cerveja artesanal a nível mundial”, explica o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

Vadia, Letra, Post Scriptum, Dois Corvos, Maldita, Luzia, Barona e Dos Diabos são nomes que certamente lhe serão familiares e que estarão no festival. Por sua vez, as cervejas Sour e Grape propõem uma perfeita simbiose entre a tradição do mundo do vinho e a irreverência da cerveja artesanal. 

Se desconhece estes conceitos, saiba então que as Sour, “cervejas de tradição milenar praticamente esquecidas nos últimos 200 anos em benefício das Ales e Lagers, ressurgem dos quatro cantos do mundo, revisitadas pelas mãos de cervejeiros artesanais irreverentes e inovadores”. Uma das suas características mais vincada é a acidez pronunciada, que ‘dá as mãos’ a um sabor e aroma inesperado e a uma quase ausência de amargor. Atreve-se a experimentar?

A Portuguese Grape Al, por sua vez, também terá um lugar de destaque no C'azedu. Embora ainda não seja um estilo oficial com reconhecimento mundial, este néctar resulta da junção do habitual mosto de malte de cereais e do mosto proveniente de uva de casta nacional, sendo que “a cerveja passa uma parte do seu processo num estágio em barricas de madeira, criando um produto final diferenciado, único e com uma forte ligação à cultura portuguesa”, explica ainda o comunicado.

Ainda no mesmo dia, poderá aproveitar para participar num seminário dedicado ao mundo das cervejas Sour, que está agendado para as 9h30 e tem fim previsto para as 18h30. No programa de atividades incluiu-se uma visita à J.Dias - fábrica de barricas de madeira, uma degustação de cinco cervejas Sour da África do Sul, selecionadas pelo especialista internacional Xavier Depuydt, um almoço de harmonização preparado pelo chef Emídio Concha e o sommelier de cerveja Gonçalo Faustino, uma apresentação de rolhas de cortiça para cerveja da Corticeira Amorim e o workshop de degustação Lambic Blending Session, conduzido pelo cervejeiro belga Gert Christiaens.

Saliente-se que a organização do C'azedu - Portuguese Sour & Grape Beer Festival é uma parceria da Essência D'Alma Lda e da Loba.CX e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório