Em Portugal, 12,9% da população entre os 20 e os 79 anos tem diabetes, sendo que apenas 7,3% está diagnosticada.
Relativamente à Diabetes tipo 2, esta é a mais frequente, e está associada a estilos de vida menos saudáveis, nomeadamente, a uma alimentação desequilibrada e de elevado valor energético, ao sedentarismo e ao excesso de peso corporal. A prevenção desta doença requer a adoção de estilos de vida saudáveis, como a realização de uma alimentação variada, equilibrada e completa; a prática de atividade física regular e o controlo do peso.
A diabetes de tipo 2 desenvolve-se quando o corpo se torna resistente à insulina ou quando o pâncreas não produz quantidades suficientes dessa substância.
Optar por uma alimentação equilibrada é um dos métodos mais acessíveis e eficazes para reduzir o risco de diabetes de tipo 2.
Apesar de comer demasiados carboidratos simples provocar o aumento dos índices de açúcar no sangue, ao invés a ingestão de hidratos de carbono complexos é benéfica para os indivíduos que sofrem de diabetes, alerta a organização britânica diabetes.org.
Os carboidratos simples são compostos por apenas uma ou duas moléculas, sendo por sua vez extremamente fácil para o corpo processá-los e absorvê-los.
Como tal estes alimentos elevam os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Aliás para índices muito mais perigosos comparativamente aos carboidratos complexos.
Os complexos são feitos a partir de correntes de moléculas de açúcar mais longas, tornando a sua digestão positivamente mais morosa e prolongada.
Como demoram mais tempo a digerir, a maioria destes alimentos não eleva os índices de açúcar.
Fontes ótimas de hidratos de carbono complexos incluem arroz integral, trigo integral, quinoa, aveia, fruta, vegetais, feijão, batata doce e lentilhas.
Alimentos integrais, legumes e vegetais ricos em amido fornecem igualmente quantidades significativas de fibra. A fibra previne as subidas súbitas e a pique dos níveis de açúcar e pode ainda ajudar a emagrecer.
Entre os carboidratos simples que deve evitar destacam-se a massa, o arroz e o pão branco, farinha, bolos, biscoitos, bolachas e folhados.