Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

O perigo oculto dos desinfetantes para a saúde das crianças. Atenção

Os desinfetantes domésticos podem estar a provocar excesso de peso nas crianças, apontam os cientistas.

O perigo oculto dos desinfetantes para a saúde das crianças. Atenção
Notícias ao Minuto

14:00 - 19/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Limpeza

As crianças expostas a produtos de limpeza usados para eliminar as bactérias estão mais suscetíveis a sofrer de obesidade. Um novo estudo alerta que os componentes daqueles produtos podem estar a alterar os sistemas digestivos dos mais pequenos.

A pesquisa indica que os bebés expostos a líquidos de limpeza apresentam um índice maior de massa corporal (IMC) logo aos três anos de idade. Enquanto que a incidência de excesso de peso é menos comum em crianças cujos lares são limpos com produtos 'eco-friendly' ou amigos do ambiente.

Os investigadores canadianos analisaram amostras provenientes de 757 crianças, e seguiram os participantes desde a gestação, durante a infância e até à adolescência.

Os bebés que viviam em casas onde eram usados desinfetantes antimicrobianos pelo menos uma vez por semana, mostraram ter o dobro do risco de apresentarem níveis elevados nos seus organismos de uma bactéria diretamente relacionada com a obesidade. Tal era aparente logo aos três ou quatro meses, comparativamente às crianças criadas em lares nos quais raramente eram usados esses produtos.

Quando as crianças com índices mais elevados da bactéria Lachnospiraceae tinham três anos, o seu IMC era mais elevado do que o dos seus pares, revela o estudo publicado no periódico científico Canadian Medical Association Journal.

Níveis elevados de Lachnospiraceae estão diretamente relacionados com a prevalência de mais gordura corporal e de resistência à insulina, apontou a autora do estudo Anita Kozyrskyj.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório