Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Onde está a vitamina B12? E porque precisamos de a consumir?

Fixe este nome: B12. Se preferir, pode chamá-la de cobalamina, desde que garanta que está presente na sua alimentação. Este vitamina é essencial ao organismo humano e facilmente consuma sem que tenha de aderir a suplementos.

Onde está a vitamina B12? E porque precisamos de a consumir?
Notícias ao Minuto

23:15 - 07/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Micronutrientes

É principalmente em alimentos de origem animal que encontra tal vitamina, mas há outras fontes. O problema, e é nestes casos que deve atentar se está de facto a consumir o micronutriente de que se fala, está em dietas rígidas, alimentações pouco variadas ou mesmo casos de restrições alimentares por questões de saúde – aí sim, poderá carecer de suplementos.

Mas seja qual a origem por que optar, saiba que garanti-lo é fundamental para proteger o sistema nervoso. É a vitamina B12 a maior responsável pela fluidez sanguínea, bem como para o bom funcionamento do metabolismo e prevenção de doenças cardíacas e mentais.

Posto isto, deixamos-lhe cinco alimentos bastante ricos nesta essencial vitamina de que se fala.

Ovos: É uma boa fonte de proteína, cálcio, zinco, mas também vitaminas, entre as quais a B12, o que faz deste um bom snack pré treino caso se sinta cansado e com pouca energia.

Lacticínios: um iogurte baixo em gorduras ou um copo de leite de vaca são capazes de lhe providenciar 18% do consumo diário necessário de vitamina B12, dizem os especialistas.

Alimentos enriquecidos (ou fortificados): são todos aqueles alimentos a que foi adicionado algum nutriente. Os exemplos mais comuns são os cereais de pequeno almoço e alguns produtos de soja. Embora não seja a opção mais natural, é o mais indicado a quem segue uma dieta vegan, diz o Medical Daily.

Frutos do Mar: Generalizar todos os tipos será injusto, pois há casos com bastante mais concentração desta vitamina. Mexilhões, por exemplo, garante cerca de 85% da dose diária recomendada com apenas três peças.

Fígado: Tem proteína, ferro, mas também uma grande quantidade de vitamina B12. Apesar disso, por ser altamente rico em colagénio, que dificulta a digestão, o seu consumo deve ser bastante moderado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório