Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

De que forma uma noite em branco afeta o seu corpo e mente?

Sim, precisa de dormir e sim, uma noite em branco traz-lhe desvantagens. Talvez ao conhecê-las ao certo passe a evitar as noites inteiras fora da cama.

De que forma uma noite em branco afeta o seu corpo e mente?
Notícias ao Minuto

10:15 - 27/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

Dizer que há consequências negativas associadas a uma direta não é novidade e possivelmente também não o será afirmar que dormir mais tempo que o habitual para ‘repor o sono’, de pouco ou nada serve.

Ainda assim, muitos são os estudos que se debruçam por esta questão, na tentativa de encontrar conclusões que alertem para a gravidade da situação e levem a que diminua a tendência de se por de parte a necessidade de dormir uma noite completa por questões de trabalho ou vida pessoal.

O caso é realmente grave. Em 2015, um grupo de neurólogos analisou uma pequena amostra de 21 indivíduos saudáveis que foram privados de sono por 23 horas durante os quais lhe era permito beber café, álcool ou consumir nicotina e foram constantes as análises ao cérebro.

Daqui se concluiu que a uma noite em branco se associa à degradação de ‘conetividades’ entre neurónios. Os mesmos investigadores apontam que os efeitos não são reversíveis aquando de um maior período de sono na noite seguinte, mas à constante prática deste mau hábito se associam efeitos cada vez mais graves.

Apesar de a amostra ser pequena e pouco relevante, o estudo serviu para se relacionar com outros que vão ao encontro da mesma ideia, como é o caso de um estudo feito em maio deste ano que concluiu que quando o cérebro não descansa o suficiente começa literalmente a ‘comer-se’.

É durante o sono que o organismo ‘limpa’ o próprio cérebro das toxinas que o afetam diariamente, o que faz do sono algo imprescindível para repor o sistema celular.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório