Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

No Balcão de Sá Pessoa, o gourmet junta-se à rapidez dos menus de almoço

Henrique Sá Pessoa conta com uma estrela Michelin e é dos chefs mais reconhecidos em Portugal, mas nem por isso a sua comida é exclusiva de um certo público ou restrita a ocasiões especiais.

No Balcão de Sá Pessoa, o gourmet junta-se à rapidez dos menus de almoço
Notícias ao Minuto

14:00 - 21/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Restauração

Salada de bacalhau, leitão com puré de pimento e robalo com arroz de amêijoa. Foram estes os pratos que nos fizeram render à cozinha de Henrique Sá Pessoa. Só de ler o nome na carta, percebemos de imediato que estes não seriam pratos simples, mas antes requintados e com um toque digno de chef, não estivéssemos nós no espaço Gourmet Experience do El Corte Inglés, em Lisboa, onde os pratos são protagonistas de um ambiente exclusivo mas que se afasta da primeira ideia que se tem de um local onde gourmet é palavra de ordem.

O Lifestyle ao Minuto foi convidado a provar os pratos mais em voga que daqui saem, e foi no interior, numa mesa com sofá corrido, que degustámos parte da carta em questão. Além destas mesas, o Balcão de Sá Pessoa conta com uma esplanada exterior bem como com lugares ao balcão. Uma vez que fomos à hora de jantar, as mesas eram a opção preferida pelos clientes, mas também muitos são os que se sentam ao balcão e escolhem literalmente a dedo o que querem comer, ao mesmo tempo que veem ser arranjado o peixe ou limpo o choco que irá pintar o prego, que vem acompanhado por chips de batata.

A carta está exposta sobre o próprio balcão e divide-se em crus, legumes, peixe, carne e sobremesas, sendo comum a referência ao país, pela escolha de ingredientes ou reinvenção de pratos. Não há cá requintes excessivos e foi isso que mais nos interessou nesta mistura de conceitos, provando que um bom prato de autor pode ser a opção de almoço para quem come ao balcão, o ex libris do espaço que lhe dá nome.

Ainda com tempo para provar a espuma de pudim flan e a queijada de requeijão, acompanhada de gelado de abóbora, vimos chegar e sair famílias e casais, alguns com sacos - como quem acabou as compras e passou pelo espaço Gourmet Experience para um jantar rápido -; outros com mais tempo, que aproveitaram o serão para jantar por ali.

Foi no final do ano passado, recorde-se, que o chef Henrique Sá Pessoa juntou mais um 'food court' à lista de espaços onde assina pratos. Para lá chegar, só tem de subir até ao sétimo andar do El Corte Inglés, em Lisboa, e dirigir-se ao espaço Gourmet Experience, o Balcão de Henrique Sá Pessoa fica à direita.

Informações importantes

Como chegar:

O espaço Gourmet Experience fica no sétimo piso do El Corte Inglés, na Av. António Augusto de Aguiar, onde chega facilmente através de metro, na estação de São Sebastião, que cruza as linhas vermelha e azul.

Horário:

De domingo a quinta-feira, o espaço Gourmet Experience está aberto entre as 10h00 e a meia-noite. Já às sextas-feiras e sábados, o horário estende-se até à uma da manhã.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório