Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

O leitor perguntou: Afinal, por que o cheiro da chuva é tão 'bom'?

Já está a imaginar ‘aquele’ cheiro de que estamos a falar? Bactérias, plantas e até a ocorrência de trovoadas influenciam o aroma de ar limpo e terra molhada que se sente após uma tempestade.

O leitor perguntou: Afinal, por que o cheiro da chuva é tão 'bom'?
Notícias ao Minuto

22:30 - 14/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mistério

O típico cheiro é chamado de ‘petrichor’ pelos estudiosos, e esse odor tão especifico e caraterístico é há muito estudado por cientistas e até por fabricantes de perfume.

De acordo com a BBC News, o termo ‘petrichor’ foi cunhado por dois investigadores australianos em 1960. A palavra vem do grego ‘petros’, que significa ‘pedra’, e do termo ‘ichor’, que significa ‘o fluido que passa pelas veias dos deuses’.

Fragrância essa que é produzida por uma bactéria. "Os micróbios são abundantes no solo", explica o professor Mark Buttner, diretor do departamento de microbiologia do John Innes Centre, no Reino Unido.

"Quando alguém diz que sente o cheiro de terra molhada, na verdade está a sentir o cheiro de uma molécula a ser criada por um certo tipo de bactéria", disse ele à BBC News.

Essa molécula é o ‘geosmin’, produzido pela bactéria Streptomyces. Presente na maioria dos solos saudáveis, essa bactéria também é usada para produzir alguns tipos de antibióticos.

Quando as gotas de água caem na terra, fazem com que o geosmin seja lançado no ar, tornando-o bem mais abundante do que antes da chuva.

"Vários animais são sensíveis a esse cheiro, mas os seres humanos são extremamente sensíveis a ele", diz Buttner.

Plantas

De acordo com Nielson, pesquisas sugerem que o geosmin pode estar relacionado ao ‘terpeno’ - fonte do perfume de várias plantas.

E a chuva pode acentuar essas fragrâncias, diz o professor Philip Stevenson, investigador-chefe do Royal Botanic Gardens, em Londres.

"Normalmente, os químicos das plantas que cheiram bem são produzidos pelos 'cabelos' das folhas. As chuvas podem danificar as folhas e, com isso, soltar os seus componentes", explica.

Raios

As trovoadas também desempenham um papel relevante, ao criar um aroma do ozono acentuado e limpo, em decorrência das descargas elétricas na atmosfera.

"Além dos raios, as trovoadas e chuvas ajudam a melhorar a qualidade do ar. A poeira, o aerossol e outras partículas são varridas pela chuva e pelos raios, limpando o ar", explica a professora Maribeth Stolzenburg da Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório