Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

A prática excessiva de exercício físico prejudica a saúde mental

Especialistas apontam que a quantidade ótima de exercício físico para a saúde mental é de cerca de 45 minutos, três vezes por semana. E é só.

A prática excessiva de exercício físico prejudica a saúde mental
Notícias ao Minuto

15:00 - 10/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Desacelerar

É comummente aceite que a prática de atividade física melhora a saúde mental, e um novo estudo norte-americano e britânico que analisou uma população de 1,2 milhões de indivíduos reforça significativamente essa teoria.

Porém, há um senão. Os investigadores também concluíram que treinar em excesso pode de facto ter um efeito prejudicial para a saúde mental.

A pesquisa inédita que foi conduzida por investigadores da Universidade de Yale e de Oxford, e publicada no periódico The Lancet Psychiatry Journal, apurou que quem faz exercício físico sofre em média menos dias por mês de má saúde mental, comparativamente a quem é totalmente sedentário.

Os académicos concluíram que a quantidade ótima de exercício físico para a saúde mental equivale a cerca de 45 minutos, três vezes por semana.

Estima-se que em média os indivíduos experienciem 3,4 dias por mês durante os quais são assolados por problemas do foro mental. 

Contudo, comparativamente a pessoas sedentárias, quem se exercita reportou vivenciar cerca de 1,5 de dias de saúde mental deficiente mensalmente – uma redução de 43,2%.

Todavia, a frequência da prática de exercício físico é determinante – e os especialistas alertam que ser ativo mais de 30 a 60 minutos, entre três a cinco dias dias por semana, retira os benefícios que acarreta para a mente, sendo até detrimental.

Os autores sugerem que a prática extrema de desporto pode estar associada a caraterísticas obsessivas que colocam esses indivíduos em maior risco de virem a sofrer de problemas mentais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório