Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Sete cuidados que deve ter com o corpo nos dias de calor intenso

Os dias de calor extremo podem provocar danos à saúde se não forem tomados os cuidados adequados. Desfrute das temperaturas altas e do sol, mas acima de tudo proteja-se!

Sete cuidados que deve ter com o corpo nos dias de calor intenso
Notícias ao Minuto

08:04 - 04/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alerta vermelho

"O organismo perde líquidos naturalmente ao longo do dia e esse quadro agrava-se nos dias quentes, podendo causar alterações metabólicas", explica a nutricionista Flávia Ferazzo em declarações à publicação Minha Vida.

Eis os cuidados essenciais que deve ter quando o calor aperta:

1- Hidratação sempre

Nos dias quentes, o corpo precisa de libertar calor por meio do suor para manter uma temperatura corporal adequada, e eliminando desta forma água e sais minerais. De acordo com a nutricionista Flávia Ferazzo, sem a quantidade de água e sais minerais necessários, a pessoa fica com o metabolismo comprometido, correndo um maior risco de sofrer de lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.

2- Alimente-se bem

Opte sobretudo por frutas e vegetais, alimentos estes que apresentam grandes quantidades de água na sua composição. Já o consumo de gorduras deve ser evitado em dias muito quentes, porque estes nutrientes não são bem metabolizados pelo organismo, por conta da perda de líquidos do organismo.

3- Exercício físico

Nos dias quentes, a perda de fluídos no suor é ainda maior e pode variar conforme a intensidade do exercício. Quanto mais intensa e longa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ou bebida isotônica ingerida, recomenda a nutricionista.

4- Use roupas leves

O ideal é usar tecidos de algodão e malha - que absorvem o suor - e evitar tecidos sintéticos, que atrapalham a evaporação da transpiração.

5- Durma fresco

Tome um banho frio antes de se deitar e evite ingerir líquidos como chá, café e leite quente. Use roupa fresca e mantenha o quarto arejado.

6- Transpiração a mais?

Para que o desodorizante dure o dia inteiro, em declarações à mesma publicação a dermatologista Sara Bragança recomenda que o aplique logo após o banho, reduzindo assim a produção do suor

A especialista refere ainda que manter as axilas e virilhas depiladas ajuda a evaporar o suor e a diminuir a proliferação de bactérias, responsáveis pelo mau cheiro.

Caso sofra com suor nos pés, use pó de talco para reduzir a transpiração.

7- Fuja do sol!

A temperatura corporal interna do ser humano deve ser de 37º C. Para que o corpo não perca muito líquidos esforçando-se para manter essa temperatura ideal, evite ficar exposto ao sol, principalmente, entre as 10 e as 16 horas.

A exposição excessiva ao sol pode causar hipertermia, uma situação que ocorre quando o corpo não consegue estabilizar a temperatura interna, o que poderá manifestar-se através da ocorrência de quebras de tensão e de desmaios.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório