Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Cinco coisas que são tão fatais quanto fumar, de acordo com a ciência

E que são, por vezes, bem mais difíceis de evitar…

Cinco coisas que são tão fatais quanto fumar, de acordo com a ciência
Notícias ao Minuto

10:00 - 24/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bom dia ou não...

Estima-se que apesar dos riscos associados ao tabagismo, o índice de indivíduos que fuma esteja de facto a decrescer. Nos Estados Unidos, por exemplo, a taxa de fumadores decaiu de 42% para 15% entre 1965 e 2015.

Todavia, existem outros fatores de risco que afetam grande parte da população e que são muitas vezes desvalorizados. Estes maus hábitos derivam sobretudo diretamente do estilo de vida moderno, propenso ao sedentarismo e à solidão.

Eis os fatores de risco aos quais deve estar alerta.

Solidão

O aparecimento da Internet e das redes sociais, levou à caraterização da solidão como uma ‘epidemia global’ e por vezes letal.

Julianne Holt-Lunstad, professora de psicologia na Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, apurou na sua pesquisa que a solidão equivale a fumar 15 cigarros por dia relativamente à redução da esperança média de vida.

Sentar

Segundo, um estudo realizado em 2014 estar sentado durante muitas horas aumenta o risco de desenvolvimento de vários tipos de cancro.

Cada duas horas que permanece sentado eleva exponencialmente o risco de aparecimento de cancro do cólon, do endométrio e pulmonar, independentemente se pratica ou não exercício físico com regularidade.

Privação de sono

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, classificou a privação de sono como um problema de saúde pública. Estima-se que só naquele país entre 50 a 70 milhões de pessoas sejam afetadas pela condição.

A professora Valery Gafarov, da Organização Mundial de Saúde (OMS), alerta que não dormir o suficiente eleva o risco de enfarte e de ataques cardíacos, de forma semelhante ao consumo de tabaco.

Bronzear

O uso de solários em particular é potencialmente mais perigoso do que fumar.

Em 2014, um grupo de investigadores publicou um estudo no periódico JAMA no qual apurou que bronzear estava na origem do aparecimento de mais cancros da pele, do que fumar relativamente ao desenvolvimento de cancro do pulmão.

Dieta deficiente

Várias pesquisas já demonstraram que consumir alimentos processados, ricos em açúcar e em gorduras saturadas expõe os indivíduos, de forma semelhante ao tabaco, a inúmeras doenças potencialmente fatais.

Em 2016, uma equipa de investigadores concluiu que os riscos de mortalidade associados a uma má alimentação excediam os do consumo de álcool, drogas, da prática de relações sexuais sem proteção e do tabaco combinados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório