Esta é a forma mais básica de prevenir o contágio por salmonela

A dica – que tira apenas dez segundos do seu dia – foi apontada pela Organização Mundial de Saúde.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
19/07/2018 11:30 ‧ 19/07/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Bactéria

Diz a OMS que, a cada ano, uma em cada dez pessoas é infetada por salmonela na Europa. O problema que se torna ainda mais comum no verão, traduz-se em febre, dor abdominal, diarreia e vómitos e surge da infeção bacteriana a variados alimentos ou própria casa

Dentro dos alimentos, o ovo é dos que mais se aponta como transmissor do problema, um problema que tem vindo a aumentar, apresentado os números mais alarmantes em 2016, segundo o El País.

Para evitar a propagação da bactéria salmonela, há contudo certas medidas que facilmente se pode ter consideração. Como primeiro, a adotar sempre, a OMS aponta o mais simples de todo: lavar as mãos.

Bastante simples, mas por vezes menosprezado, o simples ato de lavar as mãos diminui em muito a propagação de bactérias durante a confeção dos alimentos, estando associado a 97% menor probabilidade de manipular o alimento.

Idealmente, lave as mãos com sabão e esfregue-as por 10 a 15 segundo, sem esquecer a zona das unhas, onde se acumulam mais bactérias. A higiene funciona tanto com água quente como com água fria.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas