Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Pode o seu fato de banho estar a propiciar certas infeções?

Quando molhada, a roupa de banho pode ser porta para o desenvolvimento de fungos. Mas a relação não é imediatamente direta, e vale a pena esclarecer.

Pode o seu fato de banho estar a propiciar certas infeções?
Notícias ao Minuto

22:15 - 10/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Bactéria

Usar um biquíni ou fato de banho molhados pode desencadear infeções vaginais? A resposta é sim, mas tal não é uma consequência direta. Como explica a ginecologista Yvonne Butler Tobah, a relação entre fatos de banho molhados e infeções vaginais não é imediata, maso seu uso de forma contínua pode aumentar o risco de tal infeção.

Tal não significa que deva mudar de roupa após cada mergulho, mas se depois do banho vai para a sombra, por exemplo, para preparar o almoço após uma ida à piscina, aí sim, será melhor trocar de roupa, contra o risco de propiciar um ambiente húmido, que é o preferido das bactérias que podem se desenvolver rapidamente.

Embora hoje se perceba que o risco não é assim tão grande e que, na pior das hipóteses, a infeção vaginal é um problema de simples tratamento e que apenas se traduz nalgum desconforto, há décadas atrás tal era visto como um grave problema – uma visão que hoje deixou de fazer sentido pelo desenvolvimento na área da microbiologia vaginal.

Contudo, uma resposta específica a esta situação por parte da ciência é algo bastante difícil de se atingir, como explica a Live Science, que aponta a questão ética de não expor indivíduos a infeções de forma propositada – o que seria essencial para analisar o caso em termos práticos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório