Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Vício em sexo é classificado pela primeira vez como doença mental

O vício em sexo foi finalmente considerado uma doença mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que significa que em breve poderão ser disponibilizados tratamentos para esta compulsão a partir do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Vício em sexo é classificado pela primeira vez como doença mental
Notícias ao Minuto

20:50 - 15/07/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Mentes perigosas

A inclusão desta condição na lista de doenças aprovadas pela OMS, chega semanas após o vício em jogos de vídeo ter sido igualmente reconhecido como um problema patológico do foro mental.

A médica Valerie Voon, membro do Colégio Real de Psiquiatria, britânico, afirmou, em declarações para a publicação The Independent, que cerca de dois a quatro por cento da população mundial sofre deste transtorno.

E sublinhou: “É um tipo de comportamento que tende a ser escondido, já que é visto como vergonhoso”.

“O acrescento do vício em sexo à lista de doenças reconhecidas pela OMS é um excelente passo para quem sofre deste problema, já que os indivíduos podem ter assim a certeza e a confirmação que a patologia é deveras real e que podem procurar ajuda médica”, referiu.

A lista publicada pela OMS, descreve a desordem de comportamento sexual compulsivo como um “padrão persistente de falha no controlo de impulsos repetitivos e intensos de cariz sexual ou um impulso que resulta em atitudes sexuais repetitivas”.

Os sintomas incluem sobretudo o facto do sexo se tornar o “foco central” na vida dessas pessoas, em detrimento e negligenciando a saúde, cuidados ou interesses pessoais e quaisquer responsabilidades.

Para ser considerado de facto um problema, esse tipo de comportamento deve ocorrer por um período mínimo de seis meses ou mais e provocar distúrbios e sofrimento na vida pessoal do individuo, inclusive na vida dos que o rodeiam.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório