Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Cinco usos surpreendentes para a urina (sim, leu bem)

Urina, urina, urina. Todos nós expelimos este liquido transparente e de odor particular, mas será que conhece todas as suas possíveis utilizações? Provavelmente, não…

Cinco usos surpreendentes para a urina (sim, leu bem)

Ao que parece a sua excreção não serve apenas para detetar se estamos a sofrer com alguma infeção ou doença.

De acordo com a publicação BBC News, a urina também pode ser útil na agricultura, na criação de dentes, como combustível ou como substituta da água numa viagem ao espaço!

Descubra cinco utilizações reais e caricatas para a urina.

1. Da bexiga para os campos de cultivo

Em Brattleboro, no no estado norte-americano de Vermont, mais de 100 voluntários doam urina para uma experiência científica.

Lá, funciona o Rich Earth Institute, local onde são cultivadas alfaces e cenouras. E os campos são verdes e férteis graças à urina doada, uma prática que apesar de ‘estranha’ é há muito usada na Ásia.

O projeto que começou em 2011, conta com o apoio da Universidade de Michigan. Os cientistas envolvidos garantem que se trata de um ótimo resíduo e fertilizante ideal, ajudando ainda a economizar água.

Mais ainda, e segundo os especialistas, a maioria dos agricultores já usa fertilizantes com nitrogénio e fósforo, duas substâncias comummente encontradas na urina.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda apenas que o liquido seja armazenado antes de ser usado no cultivo dos alimentos.

2. Dentes de urina

Uma equipa de cientistas chineses conseguiu criar dentes a partir de células-tronco encontradas na urina. Sim, é verdade...

Os investigadores do Instituto de Biomedicina e Saúde de Guangzhou, no sul do país, publicaram recentemente um estudo na revista especializada Cell Regeneratin onde explicam como conseguiram criar estruturas parecidas como as de um dente, com polpa, dentina e esmalte.

3. Carregadores de telemóvel e de outros dispositivos eletrónicos

"Um dos produtos que podemos ter a certeza que tem um fornecimento infinito é a nossa urina", disse Ioannis Ieropoulos, do Laboratório de Robótica da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, quando, há alguns anos, explicava como tinha desenvolvido uma forma de carregar telemóveis com urina.

E Ieropoulos não foi o único a inquirir como se poderá retirar energia desse líquido.

Recentemente, investigadores da Universidade de Bath, desenvolveram uma célula de combustível em miniatura que pode gerar eletricidade a partir do nosso resíduo natural.

Estas baterias permitem carregar, pelo menos em laboratório, telemóveis e outros dispositivos.

4. Combustível

Gerardine Botte, uma cientista da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, especializou-se em transformar urina em combustível de hidrogénio.

A premissa à partida é simples. A urina tem dois compostos que poderiam ser fonte de hidrogénio (nomeadamente a amónia e a ureia), então, ao se colocar um elétrodo no líquido e ao se aplicar de seguida uma corrente suave, o gás de hidrogénio produzido poderia ser usado para alimentar uma célula de combustível.

5. Xixi no espaço

Para se hidratarem, os astronautas bebem a sua própria urina e a dos colegas!

Quando se está a meio caminho entre a Terra e a Lua, conseguir água potável é uma tarefa extremamente difícil e complexa.

O astronauta canadiano Chris Hadfield explicou que, no espaço, 93% da água usada também é reutilizada.

Deste modo, os astronautas aproveitam o máximo possível de todos os líquidos, incluindo suor e urina.

"Sabe a água engarrafada", afirmou Layne Carter, do Centro de Voo Espacial Marshall, da Nasa, ao site da Bloomberg.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório