Propomos-lhe um desafio. Por breves momentos, feche os olhos e imagine que viajou até à região Centro do país. A paragem? Termas de Luso.
Envolvidas num cenário de puro encantamento e deslumbre, as Termas de Luso são ‘gentilmente abraçadas’ pela Serra do Buçaco. Trata-se, com efeito, de um cenário digno de uma tela pintada por Picasso, Monet ou Matisse. O verde da natureza funde-se em plena sintonia com as cores primaveris que, aqui e ali, despontam um pouco por toda a região. No ar, o som do chilrear dos pássaros harmoniza-se com o silêncio que nos reporta, simultaneamente, para um universo de pura tranquilidade e relaxamento.
À chegada ao Grande Hotel de Luso, ficámos agradavelmente surpreendidos com a elegância de que se reveste a decoração de todo o espaço. Recentemente renovada, a unidade hoteleira apresenta-se agora com um cenário pautado por pormenores contemporâneos. Previa-se, por isso, uma estadia sublime.
Termas de Luso
Totalmente renovadas e requalificadas, as Termas de Luso são responsáveis por imprimirem ao termalismo em sentido lato uma nova dinâmica, já que propõem um conceito inovador de Medical Spa suportado por três valências: Termalismo Clássico, Spa Termal e Medical Center.
Assim que demos os primeiros passos nas instalações, deixámo-nos conquistar pela atmosfera intimista que ali se vive, um convite à fruição de momentos únicos e multisensoriais. Esperava-nos um Spa Termal, onde se incluiu um circuito acqua sensations, uma zona especialmente idealizada para experiências de banho e calor, onde são incorporados os benefícios da ação dinâmica e térmica da água termal de Luso. Apesar de a piscina interativa ser aliciante, optámos por começar esta imersão neste ‘retiro’ termal pela sauna. Depois do calor, sugere-se que passe pela fonte de gelo.
E, antes de entrar no ambiente quente e húmido do hammam - banho turco -, aromatizado com eucalipto, porque não passar pelo duche sensações?
Antes mesmo de pensar em finalmente ir à piscina, pode ainda aproveitar a oportunidade para se refrescar enquanto bebe uma água de luso sabores e descansa na sala de relaxamento. Agora sim, dispa o roupão e mergulhe na piscina dinâmica que lhe permite usufruir de diversos jatos de água, ou ainda de espreguiçadeiras de hidromassagem.
Mas a experiência termal estava ainda longe de terminar. Aliás, o ex-libris desta experiência foi guardado para o final: o duche Vichy com massagem nas costas. Trata-se de um duche onde se associam jatos abundantes de água termal a uma massagem manual e profundamente relaxante nas costas. O efeito de descontração muscular fica a cargo do Sr. Rui, o funcionário mais antigo da estância termal e que deixa fluir nas suas mãos toda a experiência e know-how acumulado ao longo de todos estes anos.
Mas as Termas de Luso não são apenas um espaço de bem-estar. Aliás, ao longo de gerações foram afirmando a sua posição pelos benefícios do termalismo terapêutico. Esta estância termal está vocacionada mais especificamente para o tratamento de doenças do aparelho respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas, aparelho circulatório e aparelho nefro-urinário. Neste domínio, as Termas de Luso apostam em tratamentos exclusivos onde a tradição caminha de mãos dadas com a experiência granjeada.
Refira-se ainda que, neste prisma terapêutico, a ingestão da água termal afirma-se como um elemento determinante do tratamento, já que, pelas suas características – hipossalina, mesotermal, cloretada sódica -, tem uma ação diurética e desintoxicante.
Gastronomia
É adepto da cozinha portuguesa e não diz que não a uma nova oportunidade de experimentar os sabores típicos da região?
Então, se optar por passar uns dias no Grande Hotel de Luso, pode aproveitar por degustar o tradicional leitão da Bairrada, apenas a uns 15 minutos da unidade hoteleira. E se é fã deste sabor, experimente os rissóis de leitão do ‘Rei dos Leitões’, não se arrependerá. Para acompanhar, sugerimos que beba durante a refeição um vinho frisante Caves Messias.
O que visitar?
Palace Hotel do Bussaco© iStock
Envoltas num cenário de profundo deslumbramento, as Termas de Luso encontram-se sob a égide da Mata Nacional do Buçaco. Certamente já terá ouvido falar deste ‘tesouro’ da natureza e, aproveitando a chegada do bom tempo, porque não conhecer este verdadeiro esplendor da natureza? Com recantos ideais para um passeio romântico ou em família, a Mata do Buçaco é o local perfeito para usufruir dos benefícios da natureza. Este é, em suma, um percurso idílico pautado por miradouros e ainda uma miríade de fauna e de flora. Saliente-se ainda a presença do Palace Hotel do Bussaco, que projeta todo o seu esplendor por entre a imensidão do verde. Conheça melhor o espaço de que falamos e cenário que o envolve, ao visitar a fotogaleria acima.
*O Notícias ao Minuto viajou até ao Luso a convite das Termas Centro.