Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2018
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 22º

Edição

Saiba quando o mau cheiro corporal é sinal de algo errado na sua saúde

Stress, dieta e certas condições médicas são os principais motivos por que o corpo liberta um odor pouco agradável. A boa notícia é que, ao reconhecer o problema, mais facilmente se livra dele.

Saiba quando o mau cheiro corporal é sinal de algo errado na sua saúde
Notícias ao Minuto

11:15 - 22/05/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Mau Odor

Mesmo com uma boa higiene, desodorizante e perfume, há quem sinta que, ao longo do dia, produz um mau odor. É comum, não tem efeitos negativos para a saúde – além dos sociais – e aumenta ao longo do dia porque a transpiração, ‘sujidade’ comum do dia a dia e próprio ambiente induzem à sua produção.

Mas a que se deve este mau cheiro?

Esta é uma área ainda pouco investigada, mas que parece promissora já que se prevê a possibilidade de, através do olfato, cães conseguirem identificar certos tipos de cancro em humanos.

Quando foge às normas e se torna demasiado intenso, o cheiro do corpo pode indicar algum estado de saúde, aponta a dietista Tamara Duker Freuman. Diz a especialista que, no caso de o mau cheiro advir da dieta, o motivo está no processo metabólico que produz VOCs – moléculas que evaporam e emitem um cheiro caraterístico quando o corpo não tem capacidade para digerir tais alimentos.

Já no caso do stress, apresenta-se sob a forma de transpiração, que é um comportamento fisiológico comum, mas pode se evidenciar de duas formas: glândulas écrinas (que se produzem quando exercita, como forma de refrescar o corpo) ou apócrinas (que se concentram nas axilas e virilhas e se produzem quando o corpo sofre algum tipo de ansiedade).

Por fim, e embora seja mais raro, o mau cheiro pode advir também de certas condições médicas, aponta a especialista. Em certas ocasiões, o corpo pode acumular compostos metabólicos no suor, urina ou mesmo respiração, embora nem sempre estes compostos cheirem mal, quando combinados com as bactérias presentes no corpo, emitem tal odor.

Diabetes, problemas renais ou do fígado habitualmente também emitem odores fortes, por isso, sempre que se deparar com algo do género, deverá fazer análises.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório