Quer se compre a peça de carne ou já a tenha em casa, a descongelar, é comum o hábito de passar a carne por água antes de a colocar no grelhador ou forno. Fazem-no por acreditar que tal procedimento está a ‘limpar’ a carne de germes, que se quer evitar ao eliminar o líquido rosado que a peça de carne produz - um mito que o o Centro de Controlo de Doenças vem agora esclarecer.
Ao passar a carne por água, está a espalhar ainda mais os germes no próprio alimento, bem como por outros utensílios que estejam ao seu redor (por exemplo, uma faca que posteriormente irá usar para cortar outro alimento) por isso, o melhor será passar diretamente da embalagem para o grelhador, cujo calor eliminará parte dos componentes não desejados – falamos principalmente da bactéria Escherichia Coli, que facilmente se propaga em alimentos e utensílios de cozinha ou casa de banho.
E a carne ‘lavada’ que comi até agora?
A questão é feita pelo site Tonic que refere que, no caso de um sistema imunitário saudável, os sintomas passam ‘apenas’ por alguma dor abdominal ou diarreia, isto quando há sintomas, contudo, o seu consumo em grande frequência pode levar a um problema maior, principalmente se estiver com o sistema imunitário mais fraco.