Muitos de nós temos uma relação de amor ódio com o calçado de camurça. É bonito? Sim. Complementa qualquer look? Claro. Mancha-se facilmente e estraga-se passado apenas algumas utilizações? Ora, nem mais…
Infelizmente, esfregar as manchas com água só piora a situação, e os produtos destinados a limpar a camurça raramente deixam os sapatos a ‘parecerem como novos’ como prometem na embalagem.
Todavia, recentemente uma mulher encontrou a solução ideal para limpar eficazmente esse material – e o melhor é que provavelmente já tem este produto secreto e ‘milagroso’ em sua casa!
A escocesa Kiera O’Hagan, descobriu que a água micelar é capaz de dar uma nova vida ao seu calçado de camurça, facto que provou com fotografias que retratam o ‘antes’ e o ‘depois’ dos seus próprios sapatos de salto alto.
O’Hagan divulgou no Twitter as respetivas fotografias com a legenda: “A água micelar removeu simplesmente todas as nódoas dos meus sapatos de camurça. Todo a gente têm que experimentar isto”, e o seu conselho tornou-se desde então viral, tendo recebido até ao momento mais de 36 mil ‘gostos’.
A água micelar é uma ‘água macia’, composta por micelas, ou por pequenas bolas que contém moléculas com óleos de limpeza.
O agente de limpeza facial é usado comummente como um desmaquilhante e tónico.
E a dermatologista norte-americana Hadley King, em declarações ao HuffPost, confirma: “As micelas atraem a sujidade e o óleo, e como tal tendem a absorver as impurezas sem ressecarem a pele o que as torna assim num ótimo agente na limpeza da camurça”.
E de acordo com O’Hagan, que colocou água micelar num cotonete e esfregou ‘sem medos’, a loção também funciona “em sapatilhas brancas de camurça”.