Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

O que é que os produtos sanitários estão a fazer ao meio ambiente?

Cada vez mais se pensa em opções mais sustentáveis e amigas do ambiente, mas haverá consciência sobre o impacto que cada produto tem para o planeta e para o próprio corpo?

O que é que os produtos sanitários estão a fazer ao meio ambiente?
Notícias ao Minuto

08:00 - 10/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Menstruação

�O período é natural, os produtos plásticos sanitários não”. Quem o diz é a Women’s Environmental Network que apoia alternativas mais amigas do ambiente e sustenta tal vontade na revelação de dados que mostram o impacto que cada mulher tem, a cada vez, ao optar pelas opções descartáveis.

Apenas nos Estados Unidos, a média é de 11.000 produtos menstruais deitados por fora por cada mulher. Diz a organização que, a cada ano, é gerada cerca de 200.000 toneladas de material de desperdício dos tampões e pensos higiénicos, dos quais 90% são plástico e grande parte acaba no mar ou rios. Além do lado ambiental, a cada ciclo menstrual a mulher expõe-se a químicos tóxicos presentes na grande maioria dos produtos vendidos e de fácil alcance.

No sentido de desmistificar tal realidade, o Huffigton Post esclarece alguns pontos que a maioria das mulheres toma como certo – ou sem alternativa -, esperando que a atitude mude. Para começar, importa não acreditar em tudo o que se lê na embalagem: são vários os produtos que se apresentam como biodegradáveis e que podem inclusive ser deitados pela sanita, contudo, como foi referido, cerca de 90% do produto é feito de plástico, o que dificulta a sua decomposição, um aspeto que diz também respeito a tampões sem aplicador. Nesta situação, e no caso de optar por usar tais produtos, garanta que os deita no caixote do lixo e nunca na sanita.

Quanto aos tampões com aplicador, aí sim, deverá procurar produtos com aplicador biodegradável. Diversas marcas, algumas vendidas em Portugal, optam por aplicadores de cartão, que se decompõem de forma muito mais rápida.

Mas melhor do que materiais biodegradáveis (que obrigam na mesma a uma grande produção e não são os melhores para o próprio corpo), o Huffigton Post aconselha a alternativa dos produtos reutilizáveis. O copo menstrual, por exemplo, além de não absorver certos flúidos essenciais ao corpo (que são absorvidos pelo tampão), são mais amigos do ambiente e da sua carteira, já que duram cerca de dois anos, dependendo também da marca do produto e boa utilização.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório