Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Mais de 560 militares treinam "prontidão" em cenários de multiameaças

Nesta iniciativa vão ser realizados exercícios de "defesa aérea, luta antissubmarina e defesa contra ameaças assimétricas, que incluirão o disparo de armamento real".

Mais de 560 militares treinam "prontidão" em cenários de multiameaças
Notícias ao Minuto

19:52 - 18/03/24 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

Um total de 563 militares participam, a partir desta segunda-feira e durante esta semana, no exercício naval INSTREX 24, organizado pela Marinha Portuguesa, ao largo da costa de Portugal continental. 

No exercício estarão "diversos meios da Marinha, da Força Aérea Portuguesa e da Armada Espanhola", incluindo "duas fragatas, um navio de patrulha oceânico, um navio hidrooceanográfico, uma lancha de fiscalização rápida, um submarino, um destacamento da Unidade de Sistemas Não Tripulados, uma força de desembarque anfíbio e um destacamento da Unidade de Operações Especiais da Marinha", destaca a Marinha Portuguesa em comunicado.

As aeronaves F-16 e helicópteros EH-101 da Força Aérea Portuguesa, assim como militares das Operações Especiais da Armada espanhola também estarão presentes.

"O exercício tem como principal objetivo treinar e melhorar a prontidão e a eficácia da Marinha Portuguesa para conduzir operações navais em cenários complexos durante uma crise regional de multiameaça", destaca ainda a nota.

Este tipo de exercícios permite "garantir a capacidade de resposta da Marinha na condução de operações navais nos atuais cenários de crise e de conflito mundiais". Por isso, vão ser realizados exercícios de "defesa aérea, luta antissubmarina e defesa contra ameaças assimétricas, que incluirão o disparo de armamento real".

Leia Também: Marinha acompanha três navios russos na passagem pelo continente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório