Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Natalina José: "Alcoolizado, o meu pai batia por qualquer motivo"

A atriz foi uma das personalidades a dar o seu testemunho a propósito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra Mulheres.

Natalina José: "Alcoolizado, o meu pai batia por qualquer motivo"

Natalina José foi uma das personalidades que quis dar o seu testemunho no programa 'Júlia' de hoje, lembrando a infância marcada pela violência doméstica de que a mãe era vítima.

A atriz, de 84 anos, conta que foi viver com uma tia aos três anos de idade, apesar de ser vizinha dos pais, não perdendo, portanto, a proximidade com as irmãs. 

Natalina revela que o pai, sem álcool, "era uma pessoa normal, um homem simpático e muito bonito". No entanto, "dia sim, dia sim estava alcoolizado e batia por qualquer motivo", lamenta. 

"A minha mãe foi uma pessoa infeliz, sofrida, e eu ainda hoje tenho muita pena porque não podíamos fazer nada. Assistíamos àquilo e fugíamos", recorda, notando que os vizinhos sabiam do que passava, mas que na altura a regra que imperava era "entre marido e mulher não se mete a colher". 

Natalina explica que com a chegada da II Guerra Mundial a situação familiar piorou, pelo que a comida era mais modesta, menos para o pai que tinha de ter sempre alimentos melhores. "O meu pai tinha de ter comida boa, se não já havia pancadaria. A minha mãe tinha de ganhar dinheiro para comermos açorda com ovos e ele carne", refere. 

Já no final, Natalina deixou uma mensagem a todas as mulheres e homens que estejam a viver uma situação de violência doméstica: que recorram às autoridades e denunciem.

"É um trauma que fica para toda a vida", termina.

Leia Também: Luciana Abreu: "Fui vítima de violência doméstica. Tive medo"

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório