Sara Barradas foi hackeada e tentaram extorquir-lhe dinheiro. Saiba como

É a atriz quem conta agora como tudo aconteceu.

Notícia

© Reprodução Instagram/Sara Barradas

Catarina Carvalho Ferreira
30/10/2020 08:24 ‧ 30/10/2020 por Catarina Carvalho Ferreira

Fama

Sara Barradas

Sara Barradas junta-se ao cada vez mais vasto leque de atores e artistas que nas últimas semanas têm visto as suas contas de redes sociais serem hackeadas. Agora, após vários dias sem a sua conta, a atriz conseguiu finalmente voltar à rede social e, em jeito de alerta, conta como tudo aconteceu.

"Então, para quem não sabe, no passado dia 21 perdi completamente o acesso à minha conta. Recebi uma mensagem privada, pelo instadirect, supostamente, vinda do próprio instagram, uma vez que a conta era certificada. A mensagem dizia que ia perder a certificação da minha página (símbolo azul) se não respondesse a algumas questões e não mudasse a password por segurança. Visto agora, com a devida distância, parece só estúpido eu ter caído em tal esparrela, mas no momento não pensei assim e, infelizmente, não fui só eu", começa por relatar Sara Barradas, lembrando que esta situação aconteceu já a vários colegas atores e sempre com "o intuito de extorquir dinheiro".

"Assim que 'criei' a tal nova password, perdi o acesso à conta e comecei a receber emails em turco, vindos do Instagram, a informar que estavam a entrar na minha conta (na Turquia). Assim que tentei redefinir a pass deu erro: o username não era encontrado, pelo email dava erro, e pelo número de telemóvel também. Tentei seguir todos os passos recomendados pelo Instagram e pelo Facebook, mas sem sucesso. A minha agência fez tudo para me ajudar e outros amigos também", continua.

"Passados nove dias (nem muitos, nem poucos, bastantes)", a atriz conseguiu "'sorrateiramente'" entrar na conta, "redefinir a senha e activar a autenticação de dois factores". O problema ficou assim resolvido, para sua felicidade, mas a verdade é que pode repetir-se a qualquer momento e com qualquer pessoa. Precisamente para que não volte a acontecer, Sara resolveu contar a sua história e alertar para factores importantes.

"Só estou a contar tudo isto para alertar toda a gente para não abrirem mensagens duvidosas ou mesmo que vos pareçam credíveis (como foi o meu caso) não cliquem em links nenhuns e, acima de tudo, não mudem as senhas, não forneçam os vossos dados! Eles ANDEM aí... Obrigada a quem me ajudou", termina Sara, que resolveu ainda juntar a esta publicação as imagens que mostram "o processo mental" pelo qual passou desde que foi hackeada.

Veja abaixo a publicação completa:

Ver esta publicação no Instagram

O processo mental pelo qual passei, quando me disseram que a minha conta aqui no instagram tinha sido hackeada, está resumido nestas fotografias. Destaco a última. Então para quem não sabe no passado dia 21 perdi completamente o acesso à minha conta. Recebi uma mensagem privada, pelo instadirect, supostamente, vinda do próprio instagram, uma vez que a conta era certificada. A mensagem dizia que ia perder a certificação da minha página (símbolo azul) se não respondesse a algumas questões e não mudasse a password por segurança. Visto agora, com a devida distância, parece só estúpido eu ter caído em tal esparrela, mas no momento não pensei assim e, infelizmente, não fui só eu. Aconteceu o mesmo a vários colegas meus, actores, e o intuito era extorquir dinheiro. Assim que "criei" a tal nova password, perdi o acesso à conta e comecei a receber emails em turco, vindos do instagram a informar que estavam a entrar na minha conta (na Turquia). Assim que tentei redefinir a pass deu erro: o username não era encontrado, pelo email dava erro, e pelo número de telemóvel também. Tentei seguir todos os passos recomendados pelo instagram e pelo facebook, mas sem sucesso. A minha agência fez tudo para me ajudar e outros amigos também. Passados 9 dias (nem muitos, nem poucos, bastantes) consegui "sorrateiramente" entrar na conta, redefinir a senha, e activar a autenticação de dois factores. Et voilà! Só estou a contar tudo isto para alertar toda a gente para não abrirem mensagens duvidosas ou mesmo que vos pareçam credíveis (como foi o meu caso) não cliquem em links nenhuns e, acima de tudo, não mudem as senhas, não forneçam os vossos dados! Eles ANDEM aí... Obrigada a quem me ajudou  #oláomeunomeésaraefuihackeada

Uma publicação partilhada por Sara Barradas (@sarabarradasofficial) a 29 de Out, 2020 às 3:56 PDT

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas