Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Pãodemia": A receita de Filipa Gomes que se tornou viral no Instagram

A chef ensinou a fazer pão em casa apenas com quatro ingredientes.

"Pãodemia": A receita de Filipa Gomes que se tornou viral no Instagram
Notícias ao Minuto

17:38 - 08/04/20 por Notícias Ao Minuto

Fama Filipa Gomes

Filipa Gomes é uma 'mestre da culinária', não há dúvidas, e as suas ideias ganharam ainda mais ênfase nas redes sociais nas últimas semanas.

Os seguidores aproveitaram o período de quarentena para pôr em prática as receitas e a que mais fez sucesso foi a do pão que leva apenas quatro ingredientes e não precisa de ser amassado.

"Pãodemia", como a chef lhe chamou, tornou-se viral. Atreve-se a tentar? Confira todos os passos no vídeo abaixo.

Ver esta publicação no Instagram

(Vídeo completo no IGTV - é só clicar) Como prometido, aqui fica a receita do PÃOdemía! Agora que estamos todos em casa, um pãozinho óptimo e basico, que QUALQUER pessoa consegue fazer. As medidas são quase a olho (na proporção de 2 volumes de farinha para 1 de água) e a massa não precisa de ser amassada, só misturada! 3 chavs de farinha (cerca de 420gr) 1chav e 1/4 a 1/2 de água (300-360ml) 1 c cafe de fermento de padeiro seco 1 c chá de sal Misturar tudo, (comecem por juntar só 1 chav e 1/4 e se for necessário, juntem o resto) e deixar levedar por 8-12horas (ou até 24h). Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de fora para dentro algumas vezes até formar uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pre-aquece o forno a 250° com uma panela la dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa). Assim que estiver escaldante, passem a massa para dentro da panela, tapem e levem ao forno por 30minutos. E a magia acontece! Tirem a tampa e assem mais uns 10minutos para uma crosta bem crocante.NOTAS EXTRA: Diferentes farinhas têm diferentes poderes de absorção. Por isso sugiro não juntarem logo a água toda. Caso contrário vão ter a tentação de juntar mta farinha quando é tiverem a amassar, antes de ir ao forno, e vai ficar um pão mt pesado. E QUEM NÃO TEM PANELA DE FERRO? - usem uma panela de barro, de inox, de esmalte etc, que tb da! Desde que fique bem quente e faça efeito estufa. (confirmem que pode ir ao forno, que não há borrachas, madeiras nem plásticos.) E tb da para fazer num tabuleiro destapado. Fica baixo, mais tipo focaccia, (porque não tem a humidade que a tampa provoca e que o faz crescer). Reguem com um fio de azeite e juntem pedaços de presunto e queijo que possam ter a sobrar aí em casa, é delicioso! (E pizza? tenho a certeza que funciona!) Portanto, é pão para todos! Espero que gostem deste vídeo e que este Pãodemía vos ajude a passar estes dias de aperto e incógnita. Cuidem de vocês 

Uma publicação partilhada por Filipa Gomes (@_filipagomes_) a 14 de Mar, 2020 às 3:27 PDT

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório