O castelo de Balmoral, na Escócia, uma das residências da família real usado principalmente nas férias de verão, foi obrigado a fechar devido à tempestade Floris que está a atingir várias regiões do Reino Unido.
A decisão foi conhecida esta segunda-feira, 4 de agosto, através das redes sociais do castelo.
"Balmoral estará fechada ao público hoje, segunda-feira, 4 de agosto, devido à tempestade Floris. Por favor, não viajem para a propriedade. Reembolsaremos os bilhetes da visita de hoje. Fiquem todos em segurança", pode ler-se no comunicado.
O rei Carlos III já se encontra na Escócia para o período de férias mas está noutra das suas casas na região já que Balmoral está aberto ao público até dia 10 de agosto. Assume-se, portando, que o monarca irá usufruir deste local a partir dessa data e outros membros da família real podem juntar-se a ele.
Os efeitos da tempestade Floris no Reino Unido
A tempestade Floris está a atravessar várias regiões do Reino Unido como Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, havendo alertas amarelos para essas zonas. Foram ainda cortados alguns serviços devido à chuva forte e vento. De acordo com o jornal 'The Guardian', na Escócia os ventos poderão atingir os 137 km/h.
A história do castelo de Balmoral na família real inglesa
O castelo de Balmoral fica na região de Royal Deeside, Aberdeenshire, e tem uma longa história na família real britânica. Desde o reinado da rainha Vitória que é a residência escolhida pelos Windsor para passarem os verões já que dispõe de muito espaço ao ar livre e é propriedade pessoal da família e não da Coroa (a par da casa de Sandringham).
Foi lá que a rainha Isabel II morreu a 8 de setembro de 2022 e, antes da sua partida, deixou bem explicíto que queria que o local se tornasse aberto ao público pois este era um dos seus sítios de eleição. Sendo assim, os turistas podem conhecer o salão de baile, os vários jardins, jardins aquáticos e até uma horta.
Esta propriedade tem mais de 200 km² e conta com 50 funcionários a tempo inteiro e outros tantos a tempo parcial para tratarem dos jardins, do castelo e dos animais.