Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2019
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Maria Vieira reage ao discurso de Maria do Céu Guerra nos Globos de Ouro

"Não, minha cara e estimada Maria do Céu Guerra, a Fernanda Montenegro não está em dificuldades no Brasil", afirmou nas redes sociais.

Maria Vieira reage ao discurso de Maria do Céu Guerra nos Globos de Ouro

Maria do Céu Guerra marcou presença na gala dos Globos de Ouro, que decorreu no passado domingo, dia 29 de setembro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Uma cerimónia onde foi homenageada, tendo levado para casa o Prémio de Mérito e Excelência. 

Quando subiu ao palco para receber o troféu, a atriz aproveitou, durante o seu discurso, para falar sobre a liberdade de expressão, tendo mencionado o nome de Fernanda Montenegro. "Tenho de me lembrar da minha querida amiga Fernanda Montenegro, que está no Brasil em dificuldades e está a ser insultada por um governo que não merece aquele país", disse na altura Maria do Céu Guerra. 

Palavras que a também atriz portuguesa Maria Vieira citou na sua conta do Facebook, pois não concorda com as mesmas, como fez questão de dizer publicamente. 

"Não, minha cara e estimada Maria do Céu Guerra. A reputada e talentosa atriz brasileira - Fernanda Montenegro, não está a ser insultada pelo governo brasileiro, nem está a ser vítima de qualquer tipo de censura! O Brasil é um país democrático, cujo presidente da república foi eleito democraticamente pela esmagadora maioria do povo brasileiro, ao contrário de Portugal, que tem um primeiro ministro que não foi eleito pelos portugueses", começou por dizer. 

"A Fernanda Montenegro, exercendo o seu direito à saudável liberdade de expressão que vigora nos países democráticos, resolveu tomar uma posição política contra o governo brasileiro, dando a entender que vive num país onde se queimam livros e «bruxas» e por essa sua posição ela foi democrática e legitimamente criticada não só pelo Director Roberto Alvim que é o actual responsável pelo Centro de Artes Cénicas da Funarte como por milhões de brasileiros que têm todo o direito de não concordar com a senhora, por muito prestígio que ela tenha e apesar de todo o respeito que ela inspira. E é assim que as coisas funcionam em democracia", continuou. 

Mas não ficou por aqui: "Se a Fernanda Montenegro vivesse numa ditadura, ela jamais diria o que disse e jamais veria publicada a foto que fez, pois dessa forma seria imediatamente presa, como de resto acontece actualmente em países como a Venezuela, ou como Cuba, Nicarágua, Coreia do Norte ou China". 

De seguida, Maria Vieira recorda que já se viu obrigada a recusar um trabalho por causa das suas opiniões partilhadas nas redes sociais. 

"Eu é que vivo num país cujo regime socialista censura de forma cobarde e sub-reptícia todos aqueles que se lhe opõem; eu, apesar dos meus quase 40 anos de carreira como atriz, é que não trabalho no meu país desde 2017, eu é que fui convidada recentemente para integrar um projecto televisivo que me vi obrigada a recusar porque me foi sugerido que depois de aceitar esse tal convite, deveria deixar de publicar as minhas opiniões políticas aqui na minha página de Facebook, eu é que sou perseguida, ostracizada e atacada por grande parte da comunicação social e por gente que pertence à minha própria classe profissional, porque a dada altura da minha vida resolvi assumir publicamente que sou uma mulher e uma atriz conservadora e de Direita", disse. 

Na mesma publicação, Maria Vieira escreve ainda que "Fernanda Montenegro não está em dificuldades no Brasil, porque, aos 90 anos de idade, continua a fazer televisão, cinema e teatro, no país democrático onde vive e porque nesse país onde ela nasceu e tem a sorte de viver, ela ganha mais num ano do que a maior parte dos atores portugueses ganham em toda a sua vida".

"Falar sim, opinar sempre, mas sempre com coerência, com isenção e com verdade. E que viva o teatro, em Portugal, no Brasil e em todos os lugares livres onde se faz teatro livremente", rematou. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório