Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

DBRS aponta melhorias na 'performance' da banca espanhola em 2017 e 2018

A 'performance' dos bancos espanhóis melhorou em 2017 devido ao aumento das receitas dos principais segmentos de atividade, assistindo-se a uma normalização dos custos do risco e a melhoria na rentabilidade, divulgou hoje a DBRS.

DBRS aponta melhorias na 'performance' da banca espanhola em 2017 e 2018
Notícias ao Minuto

13:25 - 21/03/18 por Lusa

Economia Avaliação

Numa nota de análise hoje emitida, a agência de 'rating' canadiana avança que o lucro doméstico dos bancos espanhóis beneficiou de um "crescimento forte das comissões, de uma mais baixa pressão sobre as margens e de uma boa disciplina de custos".

"O custo do risco está a normalizar na maioria dos bancos, após a significativa constituição de provisões nos últimos anos", nota, referindo que os bancos espanhóis reportaram em 2017 uma forte redução dos ativos problemáticos, em grande parte através de transações "significativas" com investidores institucionais.

Em 2018, a DBRS prevê que os bancos espanhóis "continuem a fazer progressos" ao nível da rentabilidade e do perfil de risco, "mediante a contínua redução de ativos problemáticos, sobretudo através da crescente venda de ativos do seu 'portfolio'.

A agência de notação antecipa ainda que a rentabilidade da banca espanhola continue a beneficiar da redução de provisões sobre ativos, "dadas as consideráveis provisões já constituídas nos últimos dois anos, assim como das boas condições da economia e do imobiliário em Espanha".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório