Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

NOS vai duplicar a proposta do dividendo para 30 cêntimos

A administração da NOS vai propor o pagamento de um dividendo de "30 cêntimos por ação", o que representa uma subida de 50% face ao montante pago no exercício anterior, disse hoje o presidente executivo da operadora de telecomunicações.

NOS vai duplicar a proposta do dividendo para 30 cêntimos
Notícias ao Minuto

11:32 - 12/03/18 por Lusa

Economia Mercado

A proposta é de "um aumento de 50%" do dividendo, para 30 cêntimos, "acima dos 20 cêntimos do exercício anterior", afirmou Miguel Almeida, na conferência de imprensa de resultados da NOS que está a decorrer em Lisboa.

A NOS anunciou hoje que o resultado líquido aumentou 37,3% para 124,1 milhões de euros em 2017, em relação ao período homólogo, anunciou a operadora de telecomunicações.

O resultado líquido antes de resultados de empresas associadas e 'joint-ventures' e interesses não controlados (onde se inclui a participada angolana Zap) apresentou um crescimento de 5,6% face a 2016, para 101,3 milhões de euros.

O 'free cash flow' [FCF - fluxo de caixa] atingiu 133,4 milhões de euros em 2017, mais do dobro dos 54,1 milhões de euros registados em 2016.

"Este crescimento do 'free cash flow' permite-nos um aumento" do dividendo e o que vai ser proposto à assembleia-geral de acionistas que vai decorrer em maio será de "um valor 50% acima dos 20 cêntimos que distribuímos no exercício anterior", afirmou Miguel Almeida, salientando que, apesar deste aumento, a NOS mantém "uma estrutura de balanço muito conservadora".

Quando questionado sobre o aumento do dividendo, o presidente executivo afirmou: "Àqueles que acham que é muito alto e àqueles que acham que é muito baixo respondo a dizer: nós achamos que é o adequado".

Miguel Almeida prosseguiu, explicando que o dividendo que vai ser proposto este ano é adequado para "permitir uma distribuição do valor efetivamente criado pela empresa aos seus acionistas e não mais do que isso".

"Acreditamos que com este nível de dividendo e com aquilo que nós esperamos que seja a evolução da empresa no contexto total do plano estratégico que estamos a implementar [...] é sustentável no sentido de sermos capazes de até o aumentar", disse.

Os recursos libertados pela empresa "num futuro próximo permitirão manter o nível de dividendo", disse, afirmando: "Há duas coisas que não faremos certamente, não deixaremos de investir fortemente para garantir que temos o melhor serviço em Portugal e certamente também não entraremos em loucuras que nos façam abdicar da nossa estrutura de capital conservadora".

Para Miguel Almeida, a proposta de pagamento de dividendo para este ano é "adequado e sustentável para o futuro".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório