Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

CTT vão encerrar 22 lojas. Argumento de falta de rentabilidade "não pega"

O encerramento destas lojas deverá afetar mais de 50 funcionários. José Rosário, coordenador da Comissão de Trabalhadores, diz ao Notícias ao Minuto que o argumento da falta de rentabilidade das lojas “não pega”.

CTT vão encerrar 22 lojas. Argumento de falta de rentabilidade "não pega"
Notícias ao Minuto

17:33 - 02/01/18 por Fábio Nunes

Economia Empresas

Os CTT vão encerrar 22 lojas, uma informação que foi avançada pelo jornal digital Eco, e que o Notícias ao Minuto confirmou junto do coordenador da Comissão de Trabalhadores dos CTT, José Rosário.

Apesar de a reestruturação dos CTT prever o encerramento de lojas não rentáveis, a Comissão de Trabalhadores foi apanhada de surpresa pela decisão da empresa de encerrar um número tão elevado de balcões.

No dia 27 de dezembro a Comissão de Trabalhadores esteve reunida com o conselho de administração dos CTT e nada fazia prever o encerramento deste número de balcões.

"O que nos disseram foi o que nos têm dito ao longo dos tempos. Todos os anos a empresa encerra um, dois, três balcões, e abre um ou dois balcões, em função das movimentações das populações. Tudo o que for para além disto é uma situação extraordinária e neste caso 21 lojas não é uma ou duas. Estamos no primeiro dia do ano. Vamos ver o que vem aí", adiantou José Rosário.

Na semana passada já tinha sido pedido o parecer para o encerramento da loja no Arco da Calheta, na Madeira. Agora foi pedido o parecer para o encerramento de mais 21 lojas. 

As lojas em questão são as seguintes: Socorro, Olaias e Junqueira em Lisboa; Filipa de Lencastre, de Belas; Camarate, do concelho de Loures; Lavradio, no Barreiro; Aldeia de Paio Pires, no Seixal; Alpiarça, em Santarém; Universidade, em Aveiro; Barrosinhas, em Águeda; Alferrarede, em Abrantes;  Galiza, Asprelas e Areosa, no Porto; Freamunde, em Paços de Ferreira; Paços de Brandão, em Santa Maria da Feira; Riba d'Ave, em Vila Nova de Famalicão; Termas de São Vincente, em Penafiel; Araucare, em Vila Real; Avenida, em Loulé; Calheta, em Ponta Delgada.

Esta decisão dos CTT deverá afetar 53 funcionários da empresa, segundo José Rosário, que não concorda com o argumento da falta de rentabilidade utilizado pelos CTT para encerrar lojas. 

"Esse argumento não pega. Haverá aqui algumas lojas que não são rentáveis, em que o custo de manutenção, os ordenados, água, luz, portanto todo o equipamento necessário à loja são superiores às receitas. Mas dou-lhe um exemplo muito concreto. A loja do Socorro tem uma rentabilidade significativa, superior a 100 mil euros. Portanto, não é verdade que todas as lojas não sejam rentáveis para os CTT. Há aqui lojas que são lucrativas", diz José Rosário.

O coordenador da Comissão de Trabalhadores fala também numa "estratégia de realização de dinheiro a curto prazo mediante a venda dos edifícios, redução de custos acelerada, comprometendo até o futuro" da empresa. 

Nestas declarações, José Rosário lembra ainda que no ano passado os CTT pagaram aos accionistas 10 milhões de euros acima dos resultados da empresa. "Este ano propõe-se a pagar aos accionistas uma verba que é sensivelmente um pouco mais do dobro do valor dos resultados da empresa nos primeiros nove meses do ano. A administração em nome dos accionistas está a esgotar os recursos dos CTT, pagando dividendos muito acima dos resultados da empresa". 

A Comissão de Trabalhadores tem agora dez dias para dar o seu parecer, mas como José Rosário lamentou ao Notícias ao Minuto, o pedido do parecer "deveria ter impacto, mas não passa de uma mera formalidade". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório