Meteorologia

  • 15 DEZEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Taxas de juro e prestações do crédito à habitação cresceram em outubro

A tendência deste ano parece estar a alterar-se e o custo implícito dos contratos de financiamento para a compra de casa aumentou.

Taxas de juro e prestações do crédito à habitação cresceram em outubro
Notícias ao Minuto

12:04 - 21/11/17 por Bruno Mourão

Economia INE

O boletim divulgado esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística não deixa dúvidas: "A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se nos 1,016% em outubro, valor superior em 0,7 pontos base (p.b.) ao observado em setembro (1,009%). A prestação média vencida aumentou 1 euro em relação ao mês anterior, atingindo 240 euros". 

Este foi o terceiro aumento de 2017, contrariando a tendência dos últimos anos, em que as descidas foram regra. A indicação de que o atual contexto de juros historicamente baixos pode mudar em breve já está a ter efeitos no mercado, com os clientes e os bancos a fazerem os possíveis para se protegerem. 

Olhando para os contratos mais recentes, a tendência é ainda mais visível: "Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro subiu 0,9 p.b., passando de 1,677% em setembro para 1,686% no mês seguinte". 

"Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio da prestação fixou-se nos 326 euros em outubro (323 euros no mês precedente). O capital médio em dívida para a totalidade dos contratos aumentou 50 euros em outubro, face ao mês anterior, atingindo o valor de 51 571 euros", explica ainda o INE. 

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório