Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Offshore: Finanças vão reforçar controlo com cadastro de entidades

A IGF recomendou à AT que reforce as ações de controlo relativas à declaração modelo 38 (para operações transfronteiriças), que crie um cadastro de entidades obrigadas a apresentar esta declaração e adote um sistema automático de deteção de incumprimento.

Offshore: Finanças vão reforçar controlo com cadastro de entidades
Notícias ao Minuto

06:29 - 28/06/17 por Lusa

Economia IGF

O Ministério das Finanças enviou esta noite à comunicação social o relatório da auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) ao sistema de informação e controlo das declarações modelo 38 da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Em causa está uma "falha na integração de registos" que afetou 20 declarações modelo 38, uma "insuficiência" que os peritos do Instituto Superior Técnico (IST) que apoiaram a auditoria concluíram ser "extremamente improvável" ter sido causada por mão humana, mas que "teve consequências ao nível do tempestivo e integral controlo das transferências transfronteiriças no montante de 10.133 milhões de euros" entre 2011 e 2014.

Ao longo das 117 páginas do relatório, a IGF deixa algumas recomendações à AT, nomeadamente para que "crie um cadastro de entidades obrigadas já conhecidas e implemente a deteção automática de situações de incumprimento relativamente às declarações modelo 38 e o consequente levantamento dos respetivos autos de notícia".

Outras recomendações feitas à AT são que "aperfeiçoe os critérios de seleção e as metodologias de controlo" e que "assegure um maior grau de realização das ações de controlo planeadas neste domínio", até porque, entre 2009 e 2013, o Fisco "apenas executou um terço das ações de controlo planeadas sobre as declarações modelo 38".

Também é recomendado à AT que "apresente propostas legislativas ou desenvolva mecanismos de cooperação com o BdP [Banco de Portugal] com vista à partilha de informação sobre transferências transfronteiriças".

A implementação de "procedimentos internos relativos a testes aplicacionais sempre que se verifique a atualização de versões em infraestruturas tecnológicas" e adoção de "medidas de monitorização de processamento por forma a confirmar se toda a informação submetida por entidades obrigadas é integrada nas bases de dados centrais" constam das recomendações feitas ao Fisco.

A IGF considera que a AT deve avaliar a "existência de eventuais situações geradoras de responsabilidade por parte de prestadores de serviços e da empresa fornecedora da tecnologia PowerCenter", bem como proceder ao "reforço do controlo de todas as transferências transfronteiriças de forma a contribuir também para o combate ao branqueamento de capitais e á criminalidade económica e financeira".

Ao Governo, a IGF propõe que o ministro das Finanças, Mário Centeno, "pondere a alteração da portaria n.º 1066/2009, de 18 de setembro, no que se refere às instruções de preenchimento da declaração modelo 38" para tornar obrigatória a declaração de "todas as transferências transfronteiriças por ordenante".

Entre 2011 e 2015, enquanto Paulo Núncio era secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, não foram publicadas as estatísticas da AT com os valores das transferências para 'offshore', uma publicação que passou a ser feita em 2010, por despacho do então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques (último Governo de José Sócrates).

As estatísticas só voltaram a ser publicadas no Portal das Finanças por decisão do atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, sendo que o Ministério das Finanças detetou que houve 20 declarações de operações transfronteiras (os modelos 38, enviadas pelos bancos ao Fisco) que "não foram objeto de qualquer tratamento pela Autoridade Tributária".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório