Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Elisa Ferreira: Falta vender o Novo Banco e estabilizar o Montepio

A administradora do Banco de Portugal Elisa Ferreira, responsável pela supervisão bancária, realçou hoje que durante o último ano houve um reforço de entidades como a CGD, BCP e BPI, faltando vender o Novo Banco e estabilizar o Montepio.

Elisa Ferreira: Falta vender o Novo Banco e estabilizar o Montepio
Notícias ao Minuto

15:59 - 27/06/17 por Lusa

Economia Banco de Portugal

"Falta estabilizar um banco, que não é sistémico mas é prioritário, que é a Caixa Económica Montepio Geral", afirmou Elisa Ferreira durante a audição no parlamento no âmbito da sua promoção a vice-governadora do banco central português.

A responsável também sublinhou que "falta terminar a venda" do Novo Banco, mostrando-se confiante na conclusão do processo, e considerando que o reforço da CGD, do BCP e do BPI estão concluídos.

De resto, Elisa Ferreira, disse aos deputados que integram a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) que, atualmente, "a grande diferença entre a banca portuguesa e a banca europeia são os ativos não produtivos [NPL]", que levam à necessidade de reconhecimento de elevadas imparidades, o que explica a diferença de rentabilidade face aos congéneres europeus.

"Daí a importância de ajudarmos a banca a fazer a limpeza desses ativos. O problema é dos acionistas, mas cabe-nos apoiar os bancos nesse processo", destacou Elisa Ferreira.

Segundo a administradora do Banco de Portugal, a entidade liderada por Carlos Costa, o Governo e a Unidade Capitalizar estão "a tentar criar o enquadramento mais adequado para que este processo corra com celeridade".

E acrescentou: "A banca está a estabilizar. Isso se deveu ao 'board' de administradores, aos acionistas, e ao esforço coletivo de todos os supervisores".

Elisa Ferreira assinalou ainda que "o esforço que Portugal tem feito tem vindo a ser reconhecido" internacionalmente e lamentou que a construção da União Bancária não esteja ainda concluída.

"Não termos a União Bancária completa é um problema gravíssimo", vincou.

DN // MSF

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório